TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro principais características da avaliação de programas e projetos sociais apresentados (Carvalho)

Ensaio: Quatro principais características da avaliação de programas e projetos sociais apresentados (Carvalho). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Ensaio  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

1. As quatro características básicas da avaliação de programas e projetos sociais expostos por (Carvalho). A primeira esta falando do processo permanente que abarca o projeto na sua concepção. O segundo e o processo da tomada da decisão política quanto aos processos de ação e distribuição de recursos. O terceiro e um processo de aprendizado social, onde os envolvidos precisam esta totalmente envolvida com ação. A quarta e um exercício de controle social, onde torna a organização e seus serviços aberto e transparentes, buscando assim melhorar o serviço efetivamente publico.

2. Quais os tipos de abordagem das avaliações de projetos sociais apontados no texto e qual o papel do avaliador em cada tipo.

As primeiras abordagens da temática da avaliação foram fortemente influenciadas pelas ciências econômicas, matemática e biológicas, o que resultou em demasiadas ênfase na mensuração. Houve ainda a influencia da ciência experimental.

3. Diferencie a avaliação de eficiência, eficácia e de efetividade de um programa ou projeto social segundo (Carvalho). A avaliação de eficiência que verifica e analisa a relação entre a aplicação de recursos (financeiros materiais e humanos) onde a gestão de um projeto será mais eficaz quanto menor for custo e maior o beneficio introduzido pelo projeto. A eficácia de um projeto esta em suas metas serem alcançadas, a eficácia deve ser medida na relação estabelecida entre meios e fins, isto e ser o projeto em sua execução foram capaz de alcançar seus objetivos e metas traçadas. A efetividade de um projeto esta relacionada nas demandas reais da sociedade, ou seja, a relevância de sua ação, a sua capacidade de alterar as situações encontradas.

4. Qual a definição de indicadores e quais os seus critérios e características.

Para se escolher indicadores de avaliação de projetos sociais e preciso saber com que publico se vai trabalhar e as metas a se alcançar. O indicador e uma profissional que busca alcançar seus objetivos e metas, o qual busca expressar aspectos da realidade sob a forma que se possa observá-lo identificando uma variável que expressa o fenômeno de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com