TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens de processadores ARM

Artigo: As vantagens de processadores ARM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Artigo  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  684 Visualizações

Por Henrique Cesar Ulbrich

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre os processadores ARM, seja porque equipam o iPhone e o Palm Pre, seja porque estão aparecendo até netbooks com eles. Mas eles estão entre nós há quase três décadas.

Qualquer dispositivo inteligente, desde um relógio de pulso até um computador, precisa de um “cérebro eletrônico” que faça o processamento das informações e execute os programas do usuário. Esse “cérebro” é o processador.

Em computadores de uso geral – PCs e Macs – os processadores têm de ser poderosos. Atualmente, os mais usados pertencem à chamada “família x86”, como os Intel Core 2 Duo e Atom, seguidos de perto por modelos da rival AMD. Mas em aplicações mais simples, como em celulares ou refrigeradores inteligentes, os x86 não são adequados: esquentam muito, gastam muita energia e são volumosos, além de terem desempenho além do necessário.

Nesses casos, um processador mais simples seria mais indicado. Descomplicados para programar, de tamanho reduzido e consumindo pouca energia, os processadores ARM foram criados em 1983 e, de lá para cá, alcançaram uma fatia expressiva de mercado: 90% de todos os dispositivos embarcados e mais de 98% de todos os celulares vendidos no mundo usam algum modelo ARM. Nessa conta entra um sem-número de dispositivos inteligentes, que vão de relógios, televisores e roteadores domésticos a smartphones sofisticados como o iPhon

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com