TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens de usar um banco de dados, tanto relacional quanto OO, no projeto de um projeto, uma vez que ambos possuem características diferentes

Pesquisas Acadêmicas: As vantagens de usar um banco de dados, tanto relacional quanto OO, no projeto de um projeto, uma vez que ambos possuem características diferentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

OBJETIVO 6

BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 7

BANCO DE DADOS OO X BANCO DE DADOS RELACIONAL 9

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 10

FERRAMENTAS ORM 11

CONCLUSÃO 12

CODIFICAÇÃO 13

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre banco de dados e suas aplicações, bem como as diferenças entre o banco de dados relacional e o banco de dados orientado a objetos. Apresentaremos também algumas ferramentas ORM, algumas pouco utilizadas, outras mais.

OBJETIVO

Vamos demonstrar de forma objetiva as vantagens de se utilizar o banco de dados, seja ele relacional ou OO, no desenvolvimento de um projeto, pois ambos possuem características diferentes.

BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a estrutura de dados denominada orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. Modelos de dados e sistemas tradicionais, como relacional, rede e hierárquico, foram muito bem-sucedidos no desenvolvimento da tecnologia de banco de dados necessária para a maioria das aplicações convencionais de bancos de dados comerciais. Entretanto, eles têm algumas limitações quando aplicações de bancos de dados mais complexas devem ser projetadas e implementadas - como banco de dados para projetos de engenharia e manufatura, experimentos científicos, telecomunicações, sistemas de informações geográficas e multimídia. Essas novas aplicações têm requisitos e características que as diferenciam das tradicionais aplicações comerciais, como estruturas complexas para objetos, transações de longa duração, novos tipos de dados para armazenamento de imagens ou textos longos, e a necessidade de se definir operações não convencionais específicas da aplicação. Os bancos de dados orientados a objetos foram propostos para atender às necessidades dessas aplicações mais complexas. A abordagem orientada a objetos oferece a flexibilidade para lidar com alguns desses requisitos sem estar limitada pelos tipos de dados e linguagens de consulta disponíveis em sistemas de bancos de dados tradicionais. Uma característica-chave dos bancos de dados orientados a objetos é o poder dado ao projetista para especificar tanto a estrutura de objetos complexos quanto as operações que podem ser aplicadas a esses objetos.

Outra razão para a criação de bancos de dados orientados a objetos é o uso crescente de linguagens de programação orientada a objetos no desenvolvimento de aplicações de software. Os bancos de dados vêm se tornando componentes fundamentais em muitos sistemas de software, e os bancos de dados tradicionais são difíceis de serem utilizados em aplicações de software que são desenvolvidas em linguagem de programação orientada a objetos, como C++ ou JAVA. Bancos de dados orientados a objetos são projetados de modo que possam ser diretamente - ou de maneira unificada - integrados com o software que está sendo desenvolvido e que utiliza linguagens de programação orientadas a objetos.

Um dos objetivos dos bancos de dados OO é manter a correspondência direta entre objetos do mundo real e do banco de dados, assim esses objetos não perdem sua integridade e identidade e podem ser facilmente identificados e acessados. Então, o banco de dados OO fornece um identificador do objeto único, gerado pelo sistema para cada objeto. Podemos comparar esta funcionalidade com o modelo relacional, no qual cada relação precisa ter uma chave primaria cujo valor identifica cada tupla univocamente. No modelo relacional, se o valor da chave primária é alterado, a tupla terá uma nova identidade, embora ela possa continuar representando o mesmo objeto do mundo real.

BANCO DE DADOS OO X BANCO DE DADOS RELACIONAL

Os bancos de dados orientados a objetos surgiram da necessidade de armazenar dados complexos e de acabar com a disparidade que havia na modelagem da aplicação e do banco de dados. Logo, as vantagens do BDOO vieram rapidamente à tona: possui uma abordagem flexível, facilidade de manusear objetos complexos, trabalha com noções de objetos, classes, relacionamentos e identidade de objetos.

Entretanto, logo foram percebidas suas limitações, principalmente a relacionada ao desempenho quando comparado com o banco de dados relacional (BDR) e a falta de fundamentação matemática, o que dificulta realizar consultas complexas. Por conta dessas limitações foi desenvolvido o banco de dados objeto relacional (BDOR). Este apresentava diversas vantagens em relação ao BDOO e ao BDR. Pode-se dizer que o BDOR surgiu para agregar as vantagens da orientação a objetos (herança, polimorfismo, encapsulamento, abstração) que há no BDOO, juntamente com o alto desempenho, eficiência e maturidade do BDR.

O armazenamento de dados, tanto em BDOO, quanto em BDOR, se torna relativamente simples, uma vez que em ambos os bancos oferecem suporte a dados complexos, persistentes e ao mesmo tempo manter a facilidade de uso dos métodos de consulta no SQL-3.

O BDOO possui um modelo rico de dados, ou seja, possui representação de objetos complexos, é extensível (oferece suporte para novos tipos de dados capazes de operar no objeto), oferece suporte à ocultação da informação e herança. Seu ponto fraco é o seu baixo desempenho, uma vez que sua otimização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com