TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Relacional

Artigo: Banco De Dados Relacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 6

sumário 2

2 INTRODUÇÃO 12

3 Objetivo 13

4 Desenvolvimento 14

4.1 UML (Unified Modeling Language) 14

4.1.1 Escolha do Diagrama de Classe 14

4.2 Empresa responsável socialmente 15

4.3 Livros de Redes de Computadores 16

4.4 ORM(Object Rational Mapping) 17

4.5 Tutorial sobre o Visual Studio 2010 com C# para a conexão de banco de dados utilizando o SQL Server 2008 R2 18

4.5.1 Vantagens 19

4.5.2 Desvantagens 19

5 Conclusão 21

referências 22

2 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordada a história sobre banco de dados relacionais e programação orientada a objetos, mostraremos também a particularidade de cada um desses bancos de dados.

No capítulo seguinte será mostrada a forma como é usado o ORM (Object Relacional Mapping) fazendo ligações com Banco de Dados Orientado a Objetos com as ferramentas disponíveis no mercado

No último capítulo será explicado o mapeamento do objeto relacional e as ferramentas utilizadas e descrevendo as vantagens e desvantagens na utilização dessa técnica.

3 OBJETIVO

• Explicação do mapeamento objeto relacional e as ferramentas utilizadas e também as vantagens e desvantagens.

• Desenvolvimento do modelo orientado a objeto com banco de dados relacional.

• Apresentar as vantagens e desvantagens do ORM (Object Relacional Mapping).

• Diferenças entre banco de dados relacionais e banco de dados orientado a objetos.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Hoje, o banco de dados orientados a objeto é um fator emergente que integra banco de dados e a tecnologia de orientação a objetos. Por um lado, a necessidade de realizar manipulações complexas para os banco de dados existentes e uma nova geração de aplicações de banco de dados geralmente requisitam mais diretamente um banco de dados orientado a objeto. Por outro lado, aplicações de linguagens orientadas a objeto e sistemas estão exigindo capacidades de banco de dados, tais como continuidade, simultaneidade e transações, dos seus ambientes. Estas necessidades estão levando à criação de sistemas poderosos, chamados banco de dados orientados a objeto.

Os bancos de dados orientados a objeto iniciaram-se primeiramente em projetos de pesquisa nas universidade e centros de pesquisa. Em meados dos anos 80, eles começaram a se tornar produtos comercialmente viaveis. Hoje, eles são mais de 25 produtos no mercado.

4.1.1MECANISMO E FUNCIONAMENTO

O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos.

No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.

Os modelos de dados orientados a objetos tem um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamento entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

Apresenta-se adiante os conceitos básicos de modelos de dados e SGBDs orientados a objetos.

4.1.2PARTICULARIDADES ENTRE BANCO DE DADOS RELACIONAL E O.O.

O objetivo dos BDOO é o encapsulamento, sendo assim os dados são associados a uma classe específica que usa métodos peculiares. Com esse funcionamento os dados só podem ser utilizados pelos métodos dessa classe,e essa classe pode ser utilizada por diferentes aplicações. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de perda por resistência. Os Bancos de Dados Relacionais tem por objetivo a independência dos dados, pois são separados do processamento e normalizados, dessa forma os dados podem ser utilizados por diversas aplicações mesmo não previstas no projeto. Os BDR armazenam apenas dados, enquanto os OO armazenam estruturas com dados e métodos sendo assim, no relacional o usuário vê os dados como tabelas, já nos OO as estruturas podem ser complexas, porém elas não são visíveis ao usuário em função do encapsulamento. A redundância de dados no modelo relacional é tratada por meio da normalização, por sua vez o modelo OO devido ao encapsulamento e a herança fornecem dados não redundantes. Os BDR foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações, pois enquanto em um banco de dados hierárquico os usuários precisam definir as questões de negócios de maneira específica, iniciando pela raiz do mesmo nos BDR os usuários podem fazer perguntas relacionadas aos negócios através de vários pontos.

4.2 OBJECT RELATIONAL MAPPING (MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL)

Apesar do paradigma orientado a objetos estar sendo cada vez mais difundido no processo de desenvolvimento de software, não existem hoje soluções comerciais robustas e amplamente aceitas neste paradigma para a persistência de dados. Mercado este dominado pelos bancos de dados relacionais. Neste contexto, o mapeamento do modelo orientado a objetos para o relacional é uma necessidade cada vez mais importante no processo de desenvolvimento.

Embora o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com