TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo Banco De Dados Relacional E Orientado A Objeto

Trabalho Universitário: Comparativo Banco De Dados Relacional E Orientado A Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

COMPARATIVO ENTRE MODELO DE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS X BANCO DE DADOS RELACIONAL.

AUTORES

Adriano Guimarães, André Cardeal Santana, Rosely Scheffer

ÁREA DO CONHECIMENTO

Ciências Exatas

INTRODUÇÃO

O banco de dados é importante para que todas as informações fiquem armazenadas, simplificando a sua gravação e tornando os dados mais fáceis de serem manipulados. Os Bancos de Dados, além de manterem todo o volume de dados organizado, também executam tarefas e comandos que podem ser previamente programadas por uma pessoa um DBA (Data Base Administrator) que define os serviços a serem realizados pelo sistema baseado nas rotinas de sua empresa. Os bancos de dados orientados a objeto iniciaram-se primeiramente em projetos de pesquisa nas universidades e centros de pesquisa. Em meados dos anos 80, eles começaram a se tornar produtos comercialmente viáveis, já o modelo relacional foi o primeiro modelo de banco de dados formal. Somente depois seus antecessores, os bancos de dados hierárquicos e em rede, passaram a ser também descritos em linguagem formal. Ou seja, a finalidade do modelo Relacional é proporcionar um modelo matemático para a estruturação de um banco de dados que seja formalmente descrito.

MATERIAL E MÉTODOS

A elaboração deste estudo comparativo foi por meio de pesquisas em artigos, livros, apostilas e sites da WEB, estes tiveram seus conteúdos comparados, antes de serem utilizados nesta pesquisa para garantir a integridade do material apresentado.

RESULTADO E DISCUSSÃO

O objetivo dos BDOO é o encapsulamento, sendo assim os dados são associados a uma classe específica que usa métodos peculiares. Com esse funcionamento os dados só podem ser utilizados pelos métodos dessa classe,e essa classe pode ser utilizada por diferentes aplicações. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de perda por resistência. Os Bancos de Dados Relacionais tem por objetivo a independência dos dados, pois são separados do processamento e normalizados, dessa forma os dados podem ser utilizados por diversas aplicações mesmo não previstas no projeto. Os BDR armazenam apenas dados, enquanto os OO armazenam estruturas com dados e métodos sendo assim, no relacional o usuário vê os dados como tabelas, já nos OO as estruturas podem ser complexas, porém elas não são visíveis ao usuário em função do encapsulamento. A redundância de dados no modelo relacional é tratada por meio da normalização, por sua vez o modelo OO devido ao encapsulamento e a herança fornecem dados não redundantes. Os BDR foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações, pois enquanto em um banco de dados hierárquico os usuários precisam definir as questões de negócios de maneira específica, iniciando pela raiz do mesmo nos BDR os usuários podem fazer perguntas relacionadas aos negócios através de vários pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com