TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Voluntária

Dissertações: Atenção Voluntária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  405 Visualizações

A Aprendizagem é um processo que inicia com o nascimento do bebê, suas primeiras aprendizagens são decorrentes de fatores biológicos como: a respiração, o choro, a fome, o frio. E desse momento em diante, a interação com o meio e o sujeito cuidador favorecerá esse processo.

Sabe-se que o ato motor está diretamente ligado com o desenvolvimento mental (cognitivo), assim, conforme Fonseca (1988) ...”cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio.”

Nesse processo do aprender, a atenção é um pré-requisito, por meio o é possível memorizar determinada informação, ou seja, adquirir o conhecimento.

O desenvolvimento da atenção é dividido em dois momentos conhecidos como: atenção involuntária e voluntária.

A atenção involuntária é uma característica marcante nos primeiros anos de idade e guia-nos por toda a vida.

É reconhecida facilmente quando se está realizando alguma atividade e ouve-se um barulho forte de uma batida de carro, automaticamente, a pessoa se dispersa, voltando-se para tal barulho; ou ainda, ao ouvir um forte estrondo de trovão. Assim, qualquer coisa que desperte a atenção não consciente, e sim por reflexos ou instinto é considerado uma atenção involuntária.

A atenção voluntária ocorre por interesse do sujeito em determinado assunto, sendo dividida em: atenção seletiva, atenção alternada, atenção dividida.

A atenção alternada refere-se à capacidade de substituir um estimulo por outro, uma pessoa está concentrada lendo um texto e atende ao telefone, nesse momento, muda seu foco atencional, substituindo o estímulo da leitura para ter atenção à conversa telefônica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com