TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 01

Trabalho Universitário: Atividade 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  2.135 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 01

Unidade: I - Gerenciamento Estratégico para Vantagem Competitiva Texto: Capítulos de 01 a 04

1) Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê? (0,1 ponto)

Partindo do princípio que o papel da TI é justamente gerar valor para o negócio, acredito que seria difícil, como gerente, ter alguma objeção em utilizá-la para obter vantagem competitiva. O que poderia acontecer seria enfrentar alguma dificuldade para transpor algumas barreiras na sua implantação, se fosse necessária uma reengenharia de processos na organização, pois ela provoca resistência por parte dos funcionários e fortes mudanças na cultura organizacional.

2) Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas. (0,2 ponto)

Através da implementação de sistemas de relacionamento (CRM’s) e programas de fidelidade, que são utilizados principalmente por bancos e empresas aéreas. Esses sistemas têm o histórico de seus clientes e com isso as empresas podem oferecer vantagens pela sua lealdade, como descontos e milhagem no caso das empresas aéreas. Com isso, quando o cliente tenta mudar de fornecedor, pensa duas vezes, pois perderá as vantagens obtidas do fornecedor original. Além dos custos monetários também existe o custo psicológico, pois o tempo perdido no atendimento com o novo fornecedor será bem maior, já que este não tem um histórico do cliente.

3) Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em tecnologia da informação para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados? (0,1 ponto)

Sistemas de informação aumentam, principalmente, a eficiência operacional que desencorajam novas empresas a entrarem no mercado e uma plataforma estratégica de TI facilita o aproveitamento de oportunidades estratégicas. Por exemplo, se a estratégia da empresa é reduzir custos pode utilizar sistemas de compras centralizadas, se é de inovação tem como alternativa um sistema de pedidos online e assim a organização pode utilizar a TI estrategicamente.

4) Que tipos de funcionários são mais prováveis de serem substituídos pela tecnologia da informação? Como você mediria a extensão do desemprego criado pela implantação da TI? (0,1 ponto)

Os funcionários que realizam trabalhos repetitivos, estritamente mecânicos devem ser substituídos. Com a implantação de TI e reengenharia de processos existe uma tendência pela automatização dessas funções. Porém a TI não gerará desemprego e esses funcionários deverão ser realocados, visto que, com a informatização há o aumento da produção que requer mais mão de obra, gerando assim um equilíbrio.

5) Como você reconheceria uma empresa que estivesse usando a TI com sucesso? Que sinais você esperaria encontrar. (0,1 ponto)

O sucesso da utilização da TI em uma empresa poderia ser facilmente reconhecido através da satisfação do cliente e também se ela está alinhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com