TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Sistemas Operacionais

Ensaios: Atividade De Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

) Elabore um texto, descrevendo a estrutura física e lógica de um disco rígido. Lembre-se de mencionar os conceitos de cilindros, cabeças, setores e clusters.

R: O principio básico de funcionamento de um disco rígido não difere muito do disco flexível. Em vez de discos confeccionados em material plástico, os discos rígidos são feitos de uma liga de alumínio bastante leve, previamente tratada com uma camada de material magnético. Os discos rígidos não são removíveis como os disquetes flexíveis; mas selados dentro da sua própria unidade (drive), em razão da necessidade de um ambiente livre de qualquer impureza que possa depositar-se sobre o disco, e em consequência provocar algum dano irreparável em sua superfície.

Como uma unidade de disco rígido pode conter mais de um disco magnético, existe o conceito de cilindro, que é, na verdade um grupo de trilhas com o mesmo diâmetro, ou seja, estão verticalmente alinhadas.

As cabeças do contrario dos discos flexíveis, nunca tocam a superfície dos discos, se isso acontecesse certamente eles seriam riscados tornando-se inutilizáveis. O espaço entre as cabeças e os discos é medida em frações de milímetros, algo como a espessura de um fio de cabelo, isso permite a alta velocidade de rotação, e por isso um dos motivos da unidade ser selada.

Clusters é um agrupamento de vários setores, e podem variar conforme o sistema operacional ou tamanho do disco. A tabela de alocação de arquivos, contem por sua vez, um registro para cada cluters. O sistema operacional grava então, nesse registros o numero do próximo cluters utilizado pelo arquivo, criando assim uma lista encandeada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com