TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE S.O INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Por:   •  14/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.949 Palavras (16 Páginas)  •  1.384 Visualizações

Página 1 de 16

ATIVIDADE DE S.O

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS

PARTE 1

EXERCÍCIO 1

  1. Defina o que é um Sistema Operacional, descrevendo suas principais funções.

Um S.O é a parte de um sistema de computação que administra todos os componentes de hardware e de software. Ou seja, controla quando, como e quem pode utilizar o sistema. Suas funções são:

  • Administrar os recursos de hardware (memória, processador e periféricos). O SO controla a concorrência das solicitações dos usuários ditando, por exemplo, quem imprimirá primeiro e evitando que um usuário exclua ou interfira na impressão do outro. Ex: compartilhamento de impressoras.
  • Auxiliar na execução dos programas do usuário, oferecendo-o uma interface de alto nível. Ex: bibliotecas interpretadores de comandos.
  • Interface homem computador. O contato do usuário com o computador e vice-versa atravás de interfaces de texto e gráfica.
  1. Quais são as duas maneiras de se ver o SO? Descreva ambas.

1ª Maneira - Visto pela aplicação ou usuário (Máquina Virtual)

  • Um conjunto de system calls disponíveis para o uso.
  • A complexidade é “escondida" do programador (e do usuário).

2ª Maneira – Visão do Hardware como gerenciador de recursos.

  • O SO controla o acesso a estes recursos de forma a equilibrar o
    seu uso e evitar conflitos.
  • Compartilhamento temporal ou espacial.
  1. Cite dois SO’s de cada geração de computadores e descreva uma característica que um SO de cada geração possuía.

1ª Geração - Inexistência de linguagens ou Sistema Operacional (SO).

2ª Geração - Sistema Operacionals (SOs) típicos desta época eram:

  • Monitor de Sistema FORTRAN (FMS) - tempo excessivo para leitura.
  • IBSYS, do IBM-7094.

3ª Geração

  • UNIX;
  • Linux – sistema operacional gratuito

4ª Geração

  • Windows
  • MS-DOS - Sistema monousuário que possibilita a organização dos arquivos em estruturas de diretórios e subdiretórios.
  1. O que é multiprogramação? Cite duas razões para se ter multiprogramação?

Multiprogramação são vários programas que estão sendo executados ao mesmo tempo, de modo que, enquanto um esperava por entrada-saída para concluir sua tarefa, o outro podia executar, que resultava na utilização alta da CPU.

  • Melhor utilização de recursos: se determinado programa em execução necessita fazer um acesso a disco (muito mais lento que a CPU), ao invés da CPU ficar ociosa aguardando o dado do disco estar disponível, ela pode ser alocada para processar outro programa em execução, retornando em seguida para o primeiro. Assim a máquina estará sempre sendo utilizada, evitando períodos de ociosidade.
  • Operação interativa com o usuário: múltiplos usuários podem se conectar simultaneamente à máquina e despachar comandos, com a CPU dividindo seu poder de processamento entre eles. Assim, um usuário pode detectar uma falha (como um erro de digitação de um comando) em tempo de execução, sem precisar esperar que seu programa entre em uma fila de processamento e só após sua saída, identifique que existia um erro.

  1. Multiprogramação implica em multiprocessamento? Por que

Sim, Pois a Unidade Central de Processamento (UCP) troca os programas em execução, executando cada um por dezenas ou centenas de milissegundos. Contudo, uma Unidade Central de Processamento (UCP) só pode executar um processo de cada vez. Ao longo de 1 segundo, a Unidade Central de Processamento (UCP) pode executar diversos processos, dando a ilusão que os processos são paralelos.

  1. Explique como funcionava o MULTIC’s e qual foi a dificuldade em seu desenvolvimento?

Ele funcionava da seguinte maneira, ele se propunha a oferecer serviços de time-sharing para uso geral baseado no modelo de distribuição de energia elétrica. Onde o mesmo foi projetado para suportar centenas de usuários em uma única máquina. Uma delas era a sua codificação em PL/I, pois o compilador PL/I chegou com anos de atraso e, quando isso aconteceu, dificilmente funcionava, além disso o MULTICS era muito ambicioso para seu tempo. E outra foi porque Bell Labs decidiu retirar-se
do projeto, em abril de 1969. O desenvolvimento do Multics foi cancelado em julho de 1985. Depois disso, várias organizações começaram a suspender o uso do Multics.

  1. Explique como surgiu o UNIX.

Ken Thompson, um dos cientistas da computação do Bell Labs que trabalharam no projetos MULTICS, achou um pequeno minicomputador PDP-7 que ninguém estava usando e aproveitou-o para escrever uma versão despojada e monousuário do MULTICS. Esse trbalho desenvolveu-se e deu origem ao sistema operacional UNIX, que se tornou muito popular no mundo acadêmico, em agências governamentais e em muitas empreas.

  1. O Unix foi incialmente implementado em uma linguagem de programação, qual foi? O que motivou a mudança de linguagem? Qual foi a linguagem escolhida.

Foi inicialmente pela System V, da AT&T, e o BSD – Berkeley Software Distribution.

Para tornar possível escrever os programs que pudessem ser executados em qualquer sistema UNIX, o IEE desenvolveu um padrão para o UNIX denominado POSIX – Portable Operation System Interface, ao qual a maioria das versões UNIX dá suporte.

EXERCÍCIO 2

  1. O que é o POSIX e qual sua importância?

POSIX é uma interface portátil para sistemas operacionais, na qual é usado um padrão que define basicamente o conjunto de funções de biblioteca que todo sistema que o adote deve oferecer aos programas de aplicação. Sua importância se dá através de que suas as aplicações construídas com base nessas funções podem ser executadas em qualquer sistema que siga o padrão POSIX.

  1. Explique os motivos que levaram ao Bill Gates licenciar o DOS ao invés de vendê-lo para a IBM? Explique quais foram as vantagens e as desvantagens disto para a IBM?

Então Gates percebeu que uma fabricante local de computadores, a Seattle Computer Produtcs, possuía um sistema operacional adequado, o DOS – disk operating system(sistema operacional de disco). Entrou em contato e comprou o mesmo por 75 mil dólares. Gates ofereceu à IBM um pacote DOS/Basic, e ela aceitou. A IBM quis fazer algumas alterações e ai Bill Gates contratou a pessoa que tinha feito o DOS, Tim Paterson, como funcionário da empresa embrionária de Gates, a Microsoft. Depois o sistema teve o nome mudado para MS-DOS – Microsoft disk operating system (Sistema de operacional de disco da Microsoft). Um dos fatores decisivos para isso foi a decisão de Gates, agora olhando a o passado, extremamente sábia de vender o MS-DOS para empresas de computadores acompanhando o hardware, em vez disso tentar vender diretamente aos usuários finais, pelo menos inicialmente como Kildall tentou fazer com o CP/M.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com