TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Ética Política e Cidadania

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A filosofia de Locke defendia um estado democrático e a liberdade da população em relação ao Estado. A ideia é que as igrejas devem ter liberdade pra realizar seus cultos, o Estado tem que ser tolerante com as religiões dos outros indivíduos e todas as pessoas têm liberdade para tomar suas próprias decisões. A ideia do liberalismo de Locke torna possível a expansão do capitalismo.

O capitalismo é uma forma de organização social, é a separação do proprietário e do trabalhador. Iniciou-se no final da Idade Média através do mercado de trocas, que é a permuta de uma mercadoria por trabalho. Apesar de ser uma “troca” o capitalismo sempre gera um lucro para o proprietário, sistema conhecido também como mais-valia, dividindo portanto a sociedade em burguesia exploradora e trabalhador explorado.

A mais-valia provocou um incrível avanço tecnológico, industrial e comunicativo, conhecido como Revolução Industrial e por isso foi necessário uma reestruturação do Estado, para garantir que as relações sociais de produção se desenvolvessem com mais liberdade. O principal evento que marcou essa nova conformação política foi a Revolução Francesa, estopim para a estrutura política clássica do capitalismo.

Ao longo do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento do capitalismo levou a uma intensa concentração de capital e a um crescente número de trabalhadores, que passaram a lutar (através de sindicatos) por melhorias em suas condições de vida e trabalho.

Essas melhorias foram conquistadas com a adoção de políticas liberais, o que fez as classes burguesas crescerem na sociedade, e passarem a incentivar o mercado livre, expandindo assim, o capitalismo para o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com