TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Geometria na Construção

Por:   •  24/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

        

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – DECiv

GUILHERME FERNANDES FELIX DE ALMEIDA - 784270

RELATÓRIO: MODELAGEM 3D – COMANDOS DE EDIÇÃO E MODELAGEM

ENTENDENDO A GEOMETRIA NAS CONSTRUÇÕES

SÃO CARLOS (SP)

2021

1. INTRODUÇÃO

        O presente relatório visa expor conhecimentos referentes à softwares de modelagem CAD, comandos, configurações, e percepções de objetos 3D.

        Com o aumento de exigências dos clientes assim como a competitividade, surge a necessidade de implementar tecnologias inovadoras, a fim de aumentar a qualidade, produtividade e eficiência da obra. A partir disso, empresas estão adotando modelagem CAD para projetar e prever todo e qualquer problema que possa acontecer durante a obra.

A partir da incumbência proposta em aula, todo o desenvolvimento será voltado na elaboração de uma modelagem de um objeto descrevendo os passos para tal resultado, e apresentado neste documento em conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras ABNT.

2. DESENVOLVIMENTO

        O projeto baseia-se na modelagem de uma estante no software AutoCAD. A fim de representar apenas certos comandos especificados nos requisitos para o desenvolvimento, algumas etapas não serão ilustradas neste trabalho.

        Primeiramente foi desenhado duas figuras na vista superior e posteriormente extrudadas. A figura abaixo apresenta a aplicação de um dos operadores booleanos, em específico o comando “INTERSECÇÃO”.

Figura 1 – Seleção do comando “INTERSECÇÃO” (a), seleção dos objetos (b), resultado final (c).

[pic 1]

[pic 2]

(a)

        (b)        

[pic 3]

(c)

Fonte: Autoria própria.

Para o próximo elemento 3D, será utilizado conhecimentos do sistema de coordenadas universais (WCS). A Figura 2 ilustra a mudança do sistema de coordenadas para facilitar na modelagem do elemento.

Figura 2 – Seleção de “Novo UCS” indicado pela caixa de seleção verde (a), indicação do eixo X (b), e indicação do eixo Y (c).

[pic 4]

[pic 5]

(a)

        (b)        

[pic 6]

(c)

Fonte: Autoria própria.

A Figura 3 expõe a criação de um dos elementos da estante utilizando o novo sistema de coordenadas WCS modificado na etapa anterior.

Figura 3 – Seleção da ferramenta “CAIXA” (a), seleção do ponto de referência (b), determinação do comprimento e largura (c), e determinação da profundidade (d).

[pic 7]

[pic 8]

(a)

(b)

[pic 9]

[pic 10]

(c)

(d)

Fonte: Autoria própria.

Para o encaixe da peça, utilizou-se a ferramenta mover. Como o intuito é mostrar apenas novas ferramentas a serem utilizadas, a Figura 4 mostra a estante em uma etapa mais avançada da modelagem. Para tal resultado, utilizou-se criações primitivas e ferramentas de modificação.

Figura 4 – Etapa avançada da modelagem.

[pic 11]

Fonte: Autoria própria.

A próxima etapa da modelagem consiste na criação de grupo, a fim de juntar todos os elementos de uma gaveta para facilitar no encaixe na estante (Figura 5).

Figura 5 – Seleção da ferramenta “GRUPO” (a) e selecionando objetos para agrupar (b).

[pic 12]

[pic 13]

(a)

(b)

Fonte: Autoria própria.

O elemento seguinte será um furo realizado na estante com a finalidade de ser o puxador. Para realizar o furo, criou-se um cilindro utilizando o comando “REVOLUÇÃO” como apresenta a figura a seguir, que posteriormente será subtraído com a face da estante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (967.6 Kb)   docx (866.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com