TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA DO CIRCULO COM APLICAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Por:   •  8/3/2018  •  Artigo  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 15

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA DO CIRCULO COM APLICAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Luis Fabiano da Silva Paranhos[1]

Helena Carvalho Guimarães[2]

RESUMO

Estando a Geometria presente no dia-a-dia, nas embalagens dos produtos, na arquitetura das casas e edifícios, na planta de terrenos, nos campos de futebol e quadras de esportes e até na grafia das letras, é que se torna cada vez mais importante à necessidade de promover um ensino dinâmico que leve, em consideração às necessidades de aprendizagem dos alunos como propósito de favorecer a construção do pensamento geométrico e refletir no seu papel na formação de sujeitos ativos e críticos, capazes de atuar de forma participativa no processo de ensino-aprendizagem. Sobre este aspecto, este artigo visa apresentar uma proposta de atividades relacionadas ao ensino de Geometria para aulas de Matemática no Ensino Médio, com a utilização do software pedagógico (Geogebra) como ferramenta pedagógica dinâmica, e com isso, Indicar o uso do software Geogebra como recurso metodológico na aplicação das aulas de Geometria na elaboração de atividades como recurso pedagógico de apoio para as aulas de Geometria no ensino de Matemática voltada especificamente para o ensino do círculo.

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Geometria, Software Geogebra.

  1. INTRODUÇÃO

A velocidade com que ocorrem as transformações no mundo em que vivemos acontece de maneira surpreendente aos nossos olhos de tal forma que constantemente precisamos nos apropriar de novas técnicas e novos mecanismos de adaptação para alcançarmos êxito diante dos novos desafios que nos são impostos pela conjuntura social em que vivemos que dita os tramites a serem seguidos na conquista de um projeto bem sucedido.

Não é diferente no processo de formação do individuo é por isso que as inovações tecnológicas têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Na Matemática destacam-se os softwares educacionais, os quais exigem níveis de conhecimentos cada vez mais desenvolvidos na prática da formação profissional e, consequentemente no cotidiano escolar enquanto componente pedagógico e técnico.


Por assim dizer, é que as novas tecnologias no ramo da Matemática constituem elementos didáticos que podem contribuir para a melhoria de algumas atividades nas salas de aula. Os avanços da ciência e das inovações tecnológicas têm sido consideráveis e exigem, cada vez mais, níveis de escolarização e conhecimentos especializados em diversas áreas. As tecnologias da informação e comunicação ingressam no processo de ensino e de aprendizagem, enquanto materiais de apoio.

A utilização de software, por exemplo, pode auxiliar na aplicação e interpretação de diversos conteúdos educacionais. Desta feita, é de suma importância o uso das novas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores, desde os estudos iniciais. Na medida em que desde a pré- escola o computador é uma ferramenta que possibilita a construção do conhecimento por parte dos alunos (MATTEI, 2003).

É bem verdade, que a utilização de softwares educativos pode não ser uma possibilidade tão fácil dependendo da disponibilidade destes recursos no ambiente escolar e o preparo dos professores no uso didático dos softwares. Nesse sentido, salienta Santo (2009, p. 25), “a dificuldade do ensino da matemática pode estar no fato de que a ciência é tida como o ambiente das abstrações que enfoca os aspectos formais e se divorcia da realidade”.

Atualmente existe uma grande diversidade de softwares livres (CAMPOS, 2009) disponíveis e a maior parte dos professores não está preparada para utilizá-los, nem tampouco conhece softwares que sejam potenciais para ensinar matemática. Então, se torna fundamental o desenvolvimento de ações para instrumentalizar profissionais com o perfil para atender esta demanda.

Partindo do pressuposto que o computador passou a ser o “brinquedo” favorito das crianças, torna-se cada vez mais difícil pensar em ensinar, sem utilizá-lo, como nos diz Valente (1997): “A vida das crianças está tão relacionada com o uso dessas mídias que é inglório tentar competir com a informática”. Portanto, não podemos mais negar a necessidade emergente de nos apropriarmos desta ferramenta. Nossos esforços devem focar não mais em saber usar e sim em como usar o computador em nossas aulas.

Para isso, no entanto a escola precisa se preparar para fazer uso dessas tecnologias para desperta o interesse do aluno e estimular o mesmo a maximizar o potencial criativo e o desenvolvimento de capacidades e habilidades nos educando, sendo necessário à capacitação de professores dentro desta nova realidade de ensino, já que os computadores estão gradativamente sendo inseridos nas escolas, todavia diz (CAMPOS, 2009) às ferramentas tecnológicas, em especial o computador por si só e sem o uso adequado não promove a coeficiência do ensino. Bem como o uso adequado de softwares, equipamentos que atendem às peculiaridades do alunado e a promoção de inovação dos mesmos.

A sociedade atual é conhecida como a sociedade da informação e ensinar utilizando as ferramentas tecnológicas pressupõe um professor diferente, sobrecarregado de informações advindas tanto da sua própria experiência pessoal como dos seus alunos, tendo um perfil animador e coordenador de atividades e, sobretudo, integrador.

        Entende-se desta forma que a própria escola deve ser um local de debates, discussões e interpretações críticas dos saberes em mutação preocupando-se com a construção do sujeito do saber significativo, constituindo-se em escola ao longo da vida. Para Gomes (2002), a utilização dos novos recursos informáticos não deve ser encarada como mais uma novidade, e sim como uma possibilidade de professores e alunos se tornarem mais críticos e construtores de seu próprio conhecimento.

No contexto da matemática, um grande desafio do educador, hoje, é o de trabalhar com os seus alunos a habilidade de pensar matematicamente, de forma a tomar decisões baseando-se na relação entre o sentido matemático e a situação do problema.

Assim, adverte (TAVARES, 2004, p. 12).

É preciso que o educador tenha em mente que a utilização dessa ferramenta, o computador, pode realmente contribuir para a criação de um cenário que ofereça possibilidades para o aluno construir uma ponte sólida entre os conceitos matemáticos e o mundo prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com