TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de HST Sobre Acidente no Porto de Pecém

Por:   •  17/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEARÁ - CAMPUS SOBRAL

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

PROFESSORA: CIBELLY AZEVEDO DE ARAÚJO LIMA

Atividade sobre a Reportagem:

nuvem de fumaca provocada por reacao quimica assusta funcionários da Siderurgica do Pecem.

 

Aluno: PEDRO FELIPE ALBUQUERQUE ZEIDAM         Matrícula:  471494

Aluno: GUSTAVO ARAUJO BRANDÃO                                 Matrícula:  472761

Disciplina: Higiene Industrial e Segurança no Trabalho

 

 

Sobral-CE, Agosto de 2021

O acidente ocorrido na Siderúrgica do Pecém em São Gonçalo do Amarante deixa claro o que muitos trabalhadores diariamente podem está expostos quando trabalham em locais como este. Apesar de não haver feridos, o incidente é um exemplo de que a qualquer momento uma falha de operação pode resultar em um desastre. Normalmente, ninguém gostaria de trabalhar em condições que podem levar a esses incidentes ou qualquer outro de problema menor, normalmente quando se tem risco a vida e a saúde do trabalhador, é aplicado os adicionais de insalubridade e periculosidade.

        Em uma siderúrgica, é comum ser aplicado esse adicionais. Para efeito de periculosidade, tem-se que no processo de produção, existem reações químicas em excesso e que normalmente são controladas para evitar desastres, já que produtos inflamáveis são relacionadas, podendo causar explosões, algo semelhante ao incidente registado no Pecém. De acordo com a CLT, os trabalhadores da Siderúrgica do Pecém devem receber adicionais de periculosidade, um aumento de 30% em seu salário.

Quando se avalia o fator insalubre, também pode ser aplicado no caso comentado, uma vez que dentro da área de trabalho, há presença de ruídos e outros fatores que apesar de não serem fatais, agravam a saúde do trabalhador com o tempo. Ou seja, ela diz respeito às condições de trabalho, e não da atividade laboral em si Esses problemas podem ser medidos em graus que variam de um aumento salarial de até 40%, no caso citado, o grau de insalubridade vai depender do local onde o operador trabalha e suas condições na qual são medidas através de um nível de intolerância.

O adicional de periculosidade é regido pelo artigo 193 da CLT e pela Norma Regulamentadora 16 (NR16) e se figura em atividades altamente perigosas, como exemplo de quem trabalha em contato com explosivos, produtos inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado. Além disso, existem três tipos de graus de insalubridade, são eles: grau mínimo, médio e máximo, cada um deles propõe uma porcentagem para o cálculo do adicional insalubridade. Quando se trata de insalubridade, devemos analisar caso a caso. Sabendo de tudo isso, ressalta-se a necessidade de se implementar e cumprir as normas relacionadas à tais situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com