TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ACIDENTES NAS ATIVIDADES FISICAS

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Na pratica de atividades físicas é muito comum a ocorrência de lesões nas diversas partes do corpo, dentre elas no tornozelo. Evidentemente, acidentes acontecem, contudo, é necessário que o praticante de atividade físicas tenha bastante atenção às medidas a serem adotadas para prevenir tal situação.

É de suma importância, anteceder todo e qualquer tipo de treino físico com um bom aquecimento. Alongamentos são essenciais no aumento da flexibilidade da musculatura de diversas partes do corpo como por exemplo o quadril e as pernas.

Outrossim, a forma como o atleta pisa influência de forma significativa na ocorrência de lesões no tornozelo. Durante as caminhadas e corridas é muito propício as pessoas colocarem mais peso em uma parte do pé, deixando uma instabilidade e uma divisão desproporcional do peso do corpo. Além disso, pessoas que costumam apoiar mais borda do pé (pisada supinada) em que há uma anteversão femoral tem mais probabilidades de sofrer desse problema.

É importante e necessário, como medida preventiva às ocorrências de lesões no tornozelo, comprar um bom calçado para fazer atividades físicas e para utilização no dia dia também. Somado a essa ideia, é importante que durante os exercícios o atleta evite pisos irregulares, medida essa que minimizará as chances de ocorrências de lesões.

Diante disso, é necessário que o profissional de educação física conheça alguns procedimentos a serem adotados como primeiros socorros, haja vista, que este obterá o primeiro contato com o aluno vítima da lesão. Nas lesões no tronozelo, é essencial procurar ajuda médica, mas antes disso o profissional de educação física deve manter o local imobilizado ou compressa. Essa compressão pode ajudar a controlar o edema, bem como a imobilizar e suportar a lesão.

Vale destacar que a compressão pode ser feita através de uma ligadura na fase inicial e posteriormente através da utilização de um pé elástico ou meia elástica. A compressão ajuda a controlar o edema (inchaço) e fornece estabilidade, enquanto os ligamentos cicatrizam. Recomenda-se também a aplicação de gelo e compressas frias no local. O gelo ajudará a reduzir a dor e o edema (desinchar). Não coloque o gelo diretamente na pele (use um pano fino, como um lenço ou uma fronha de almofada, entre a bolsa de gelo e a pele).

Quando falamos de gelo, recomenda-se não fazê-lo por mais de 20 minutos de cada vez para evitar uma ulceração produzida pelo frio. Outras medidas secundárias podem ser adotadas pelo profissional de educação, como por exemplo manter o local lesionado elevado, não insistir em esforço físico após a ocorrência da lesão dentre outros. Dessa forma, será possível minimizar as consequências da lesão, potencializando o tratamento médico.

No ambiente educacional, principalmente durante os exercícios das aulas de Educação Física, são corriqueiras as situações que demandam a necessária atuação do professor na prestação dos primeiros atendimentos. As ocorrências que necessitam de atendimento de emergência, de um modo geral, são: feridas e hemorragias, corpos estranhos, picadas de animais, engasgos e queimaduras.

Diante disso, podemos perceber o quanto é importante que o profissional de educação física tenha conhecimento das práticas de primeiros socorros, haja vista as ocasiões de acidentes que podem causar lesões físicas nos praticantes de esportes em suas diversas modalidades. Além disso, a área de educação física está diretamente ligada com os primeiros socorros uma vez que o professor é visto como um protetor no qual os alunos confiarão e farão exercícios de forma mais tranquila.

Posto isso, é importante que o professor de educação física tente criar um local/ambiente seguro para as práticas de ginástica. Para este fim é importante atentar-se aos fatores como um todo, como por exemplo luminosidade; temperatura; limpeza e tipo do piso; obstruções no solo (pregos, ganchos, buracos, saliências, etc.); atividades próximas à parede; disposição dos equipamentos; área de aterrissagem em volta dos equipamentos; direção do fluxo dos alunos entre os equipamentos; manutenção constante dos equipamentos; adaptação dos equipamentos à idade, tamanho e nível de habilidade do grupo; estabilidade dos equipamentos de apoio; utilização de colchões e suas combinações de forma adequada para cada tipo de aterrissagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com