TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância

Tese: Atividade de avaliação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Professor: Silvana Madeira Alves Dal Bo

Nome do aluno: Valter Martins Lopes

Data: 19/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

Para que um sistema seja utilizado por uma empresa, é fundamental que ele não sofra com paradas ou outras situações que possam resultar em perda de dados. Não pode haver, por exemplo, sobrecarga do sistema caso muitos clientes o acessem ao mesmo tempo. Outros aspectos importantes são segurança contra invasões, escalabilidade na capacidade de expandir um sistema para que ele entenda a um numero maior de usuários, por exemplo.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

Analisando o pequeno texto não é possível destacar muita coisa, mas sempre nesses casos é notório a quantidade de funções no sistema que não serão usadas no entanto sobrecarregaram o servidor e não será possível escolher o que lhe atendem pois a solução já vem fechada, quando esses softwares são descontinuados a empresa acaba ficando sem suporte algum, se a solução fosse de código aberto as funções desnecessárias ou funções necessárias poderiam ser instaladas ou desinstaladas de acordo com sua necessidade.

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

Trabalho na prefeitura municipal de Manaus e usamos software livre a mais de 8 anos, distribuição como: Debian, Ubuntu, Cento´s, Rede Hat em diversos servidores de aplicação, desenvolvimento e homologação, servidor LDAP/SAMBA, DNS e muitos outros, podemos afirmar que as distribuições de software livre nos atende permanentemente por ser bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com