TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO 1 – MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

JARAGUÁ DO SUL - SC

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3

1. MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS........................................4

1.1 Introdução à arquitetura de computadores................................................................4

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis....................................................4

1.3 Arquiteturas RISC e CISC........................................................................................5

1.4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook..........................................................6

1.5 Opções disponíveis no mercado de Tablets............................................................10

CONCLUSÃO..........................................................................................................................14

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................15

INTRODUÇÃO

1. MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS

1.1 Introdução à arquitetura de computadores

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador, a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos a definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

Como há uma grande diversidade de literatura de arquiteturas de computador, então de um ponto de vista mais genérico os componentes básicos desta classe de equipamentos são:

Processador: ou microprocessador é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memórias ou programas do computador.

Memória: é responsável pela armazenagem dos programas e dos dados.

Periféricos: são os dispositivos responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, isto se dá pela interação entre o computador com o monitor, teclado, mouse e impressora.

Barramento: é o que liga todos os componentes por uma via de comunicação onde os dados são tratados pelo computador.

Um microprocessador, ou processador, é um circuito integrado ou chip, que é considerado o "cérebro" do computador é ele que executa os programas, de acordo com as instruções armazenadas na memória.

Os microprocessadores são partes importantes do computador, chamada de UCP Unidade Central de Processamento, Antes da existência dos microprocessadores, as CPUs dos computadores eram formadas por um grande número de chips, distribuídos por diversas placas, um microprocessador nada mais é que uma CPU inteira, dentro de um único CHIP, um microprocessador contém todos os circuitos que antigamente eram formados por diversas placas.

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis

1.3 Arquiteturas RISC e CISC

São antes de qualquer tecnologia, estratégias de filosofia para projetos de CPU`s. Para entender a diferença entre estes dois modelos de arquitetura, é necessário voltar ao passado, entre os anos 70 e 80, e com base no cenário tecnológico da época, compreender os estudos realizados para melhorar o desempenho das máquinas com base em três pilares: memória/armazenamento, compiladores e VLSI (Very Large Scale Integration).

Não havia nos anos 70, forma de identificar o impacto que a tecnologia de memória e armazenamento causava no desempenho da CPU. Além disto, o custo destas tecnologias era muito elevado e seu desempenho muito baixo. Estas limitações forçaram à escrita de códigos compactos para minimizar o espaço na memória e consequentemente a redução no custo total do sistema. Na época, os compiladores faziam a tradução da linguagem C ou Pascal para a linguagem assembly, que por sua vez traduzia para linguagem de máquina. A única forma de gerar um melhor desempenho com uma programação compacta seria escrever o código diretamente em assembly. Com a incapacidade na época de densidades altas de transístores, obrigou à distribuir suas unidades funcionais em vários chips, oque gerava uma perda de tempo muito alta.

CISC (Complex Instruction Set Computer)

Com um cenário nos anos 70 de limitações de hardware e compiladores pobres, avistava-se uma crise no software. Onde o hardware passava a ter um custo cada vez menor, porém o custo de programação de software aumentava. Como solução, aproximou-se a linguagem assembly com o código de linguagem C ou Pascal, transferindo a complexidade de interpretação para a máquina. Com esta implementação obteve-se algumas vantagens:

• Facilidade para escrita do código, reduzindo o custo do software;

• Código mais compacto, reduzindo o custo de hardware;

• Fácil detecção e correção de erros, gerando novamente redução de custos na programação e manutenção.

Outra tática utilizada pelo projetistas, foi o modo de endereçamento complexo. Desta forma, o código assembly passa a aceitar instruções utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com