TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Casos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Conceitos de orientação a objetos: classes e objetos; atributos e comportamentos. Definição da tecnologia Java e estrutura da linguagem. Implementação de classes e instanciação de objetos.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos básicos da programação orientada a objetos, por meio da análise de requisitos do problema, identificação das características e comportamento que devem ser contemplados por uma classe, e manipulação de objeto.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente os conceitos introdutórios a linguagem Java e definição de classes e objetos no livro texto da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

Fazer uma classe para representar o aluguel de um quarto (dica: armazene as informações de data e horário de entrada e saída separadas, ou seja, um campo inteiro para o dia de entrada, um campo inteiro para o mês de entrada, um campo inteiro para o ano de entrada, um campo inteiro para o horário de entrada etc.). Esta classe deve conter métodos para calcular o número de diárias e o valor a ser pago pelo locatário.

Passo 3 (Equipe)

Utilizar a classe desenvolvida no Passo 2 desta etapa e desenvolva um programa capaz de ler do teclado os dados de um aluguel do quarto e imprima o recibo com o seguinte formato:

Cristiane Yae Mi Imamura

Sistemas de Informação – 4a Série – Programação Orientada a Objetos Pág. 4 de 8

======================================== Locatário:

Data e horário de entrada:

Data e horário de saída:

Número de diárias:

Total devido: ========================================

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina:

 Uma mídia contendo o código fonte comentado do programa, ou seja, os arquivos

com extensão java que se referem às classes desenvolvidas no Passo 2 e no Passo 3. Além disso, nesta mídia também deve constar para cada arquivo com extensão java, o seu respectivo arquivo de bytecode (com extensão class).

 Um documento impresso com o nome de Relatório 1 constituído de capa, um exemplo de entrada e saída de dados e o código fonte comentado.

Instrução: verificar com o professor da disciplina o tipo de mídia (CD, e-mail etc.) a ser entregue.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Implementação de atributos e métodos. Definição e implementação de métodos e atributos estáticos. Definição de Usabilidade, Encapsulamento e Acessibilidade. Implementação de Modificadores de acesso (Acessibilidade). Definição de construtores e implementação.

Esta atividade é importante para que você construa um programa menos suscetível a erros, tornando obrigatória a inicialização dos atributos de um objeto, bem como delegando aos métodos de uma classe a responsabilidade exclusiva de manipular os atributos e outros métodos declarados na classe em que se encontram. Além disso, esta atividade permite que você compreenda que certos atributos podem ser compartilhados entre todas as instâncias de uma classe e que é possível definir métodos que não precisam de instâncias para que sejam executados.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Ler o texto e fazer as atividades a seguir.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com