TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Escolar: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade: São Paulo – SP – Pirituba

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TUTOR A DISTÂNCIA ALEX ZOMPERO BEZERRA

ARTHUR TODAI RA:

LUCIANA DA SILVA BRAS RA: 6790362411

RENATA CERRA PEAGNO RONZE RA: 7109515857

SÃO PAULO / SP

2013

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais falar sobre a ética profissional é muito importante. As organizações têm buscado profissionais competentes, conscientes, com boa conduta e embasados em princípios éticos.

É fundamental estabelecer um compromisso ético nas organizações, com relação aos colaboradores, empregados, clientes, fornecedores e com a sociedade em geral, principalmente no que diz respeito a confiança e respeito mutuo.

Entendemos por ética profissional um conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional que são indispensáveis em sua conduta.

O próprio Código de Ética Profissional do Administrador (Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008), define a ética como “a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual”. A ética vem favorecer o convívio das pessoas em sociedade.

A ética corresponde ao caráter do individuo, a formação, os valores e princípios que foram adquiridos no decorrer da vida. “O profissional é um ser humano que passou por uma socialização na qual supostamente adquiriu não apenas habilidades, mas também maneiras de agir” (HORTAL, 2006).

O profissional precisa aprender a desenvolver os princípios éticos dentro da organização, seguir os padrões estabelecidos pela corporação, mas acima de tudo seguir o velho e sábio conselho “não fazer para o outro aquilo que não gostaria que fizesse com você” aplicando com isso o grande mandamento “Amar ao próximo como a si mesmo”. Assim podemos aplicar a ética de maneira que a mesma não será questionada, conseguiremos atingir o objetivo da organização, conquistando pessoas, clientes, fornecedores e realizando as grandes ou pequenas negociações da vida onde as duas partes sempre sairão ganhando.

Enfim, concordamos com a opinião de HORTAL (2006) onde afirma que “A ética profissional vê a profissão na perspectiva de consciência e de benefícios: o que é ser um bom profissional, em que consiste exercer bem a profissão, pensando, abrindo possibilidades de opção.” (HORTAL, 2006).

Com base nessas considerações, para o desenvolvimento do trabalho, vamos analisar o filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, levando em conta as situações que envolvem a ética profissional.

2 – A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

A partir de agora iremos analisar o filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, do ponto de vista profissional em relação as questões éticas na organização. Após a sinopse vamos relatar as cinco situações encontradas no filme envolvendo a ética profissional em Administração.

2.1. Sinopse do filme

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo extremamente confiante e decidido, Ryan Bingham (George Clooney), que tem um emprego curioso, é especialista em demissões, funcionário de uma empresa que é contratada por outras empresas para fazer demissões quando ha grande cortes de pessoal devido ao gestor não ter coragem de fazê-lo.

Ryan nunca viu as pessoas que vai demitir, não tem a mínima noção do trabalho que essas pessoas faziam, do tempo que tinham de empresa e que tipos de pessoas são. Apenas senta-se numa mesa, de frente para essas pessoas e friamente traz a noticia que o seu cargo não esta mais disponível, ou seja, comunica o seu desligamento da empresa. Não se importa com a reação das pessoas e tenta convencê-las que estão recebendo a oportunidade de iniciar uma nova fase em suas vidas, inclusive oferece um kit benefícios para o demitido utilizar enquanto se prepara para recolocação no mercado de trabalho, em plena crise financeira.

Este tema é muito oportuno para a época que vivia os Estados Unidos, com a crise, onde muitas empresas demitiram em massa.

Ryan passa a maior parte do ano viajando, de cidade em cidade, para realizar seu trabalho e conquistar seu sonho, acumular 10 milhões de milhas e o de ser o sétimo cidadão a conseguir esta proeza. Ele não gosta de ficar em casa, não gosta da rotina e não mantém nenhum vinculo com seus familiares, mesmo com suas duas irmãs.

Ryan viajou 322 dias no último ano, não gosta de carregar bagagens de nenhum tipo, tanto que ministra palestras onde fala que devemos carregar a nossa mala vazia, sem preocupações com bens materiais, amigos ou familiares, que estes significam pesos em nossas vidas.

Ele gosta de ser considerado o cliente fidelidade das companhias áreas, mas não se importa nenhum um pouco com a fidelidade das pessoas que ira demitir.

Porém em seu trabalho conheceu uma profissional igual a ele, que viaja muito a trabalho e acaba se envolvendo com ela, Alex (Vera Farmiga) uma executiva de sucesso, independente e aparentemente bem resolvida. Ryan se apaixona por Alex e vai atrás dela onde descobre que ela já é casada e possui uma família estável. Descobre então que não passou de um parêntese na vida de Alex.

Natalie Keener (Anna Kendrinck), uma jovem profissional, recém-formada em psicologia, que foi recentemente contrata para trabalhar na mesma empresa onde Ryan trabalha, tem um plano de cortar custos e desenvolve um projeto que permitira realizar as demissões pela internet, não havendo mais a necessidade de gastos com passagens aéreas e hospedagem para as equipes que vão a campo desenvolver seu trabalho, ou seja, demitir pessoas. Neste projeto o profissional receberá a pior noticia da vida olhando para a tela computador, através de videoconferência, por uma pessoa que nunca viu na vida, falando que ela não é mais necessária na empresa.

Ryan convence seu superior que esta nova metodologia proposta não ira funcionar e passa a viajar com Natalie para ela conhecer na pratica a reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com