TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Alian

Pesquisas Acadêmicas: Atps Alian. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE JARAGUÁ DOSUL

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PARCERIAS E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE PARCERIAS E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

TUTORA DISTÂNCIA: TIAGO MONTEIRO VELOSO

JARAGUÁ DO SUL/SC

2013

Trabalho de atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)apresentado à disciplina de Parcerias e Alianças Estratégicas Universidade Anhanguera- UNIDERP.

TUTOR PRESENCIAL:CARLOS ALBERTO SCHROEDER

TUTORA DISTÂNCIA: TIAGO MONTEIRO VELOSO

JARAGUÁ DO SUL/SC

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Na atualidade presenciamos cada vez mais parcerias e alianças estratégicas sendo feitas por pequenas, médias e grandes empresas. Essa estratégia se consiste na união de empresas na busca de um objetivo comum entre si e existem diversos modelos e formatos para que ocorra a parceria e as alianças estratégicas. Para Deresky

As alianças estratégicas são sociedades entre duas ou mais companhias que chegam à conclusão de que a melhor maneira de atingir seus objetivos mútuos é pela combinação de seus recursos – financeiros, gerenciais e tecnológicos – e também de suas vantagens competitivas mais características. (DERESKY 2004 p. 185)

Neste sentido á fácil notar que essa tendência é crescente como vemos no ramo da aviação onde muitas companhias aéreas formar parcerias visando atingir resultados melhores.No ramo de construção civil vemos enormes redes de lojas espalhadas por todo Brasil que se unem para ganhar força na marca e padronização dos produtos.

Este trabalho se prontifica a encontrar formas de parcerias e alianças estratégicas para uma empresa de médio porte no ramo da construção civil. O nome da empresa é Casa e Companhia, situada na cidade de Jaraguá do Sul –SC. A empresa passa por problemas no setor de distribuição dos produtos e é conhecida na região por ser uma empresa de preço bom, porém de demora na entrega o ocasiona atrasos nas obras de construção civil.

Foi sugerida a parceria com uma construtora da cidade visando alavancar as vendas e ter uma receita maior para proporcionar o crescimento da loja bom como a Aliança com uma rede de lojas no ramo de construção civil. Tais procedimentos visão adquirir competitividade com uma grande loja no segmento que vai se instalar na cidade.

2. SUGESTÕES DE INOVAÇÕESE MELHORIAS

As sugestões que foram feitas à empresa Casa e Companhia, como podemos ver na tabela 1, visam melhorar a eficiência em diversos departamentos. O proprietário não é adepto às tecnologias, portanto a empresa não possui um bom sistema de informações o que provavelmente a leve a acumular os problemas que se apresentam. Talvez a falta de um SIG seja o motivo para a falta de produtos para a demanda, pois os compradores não possuem informações que auxiliem nomomento da compra, como histórico de vendas, vendas por períodos etc.

A empresa está com grandes problemas no setor de distribuição passando inclusive a ter uma imagem externa de demora no atendimento, um fator que seja motivo de alterar a imagem da organização deve ser considerado sério e tratado com mais atenção. A equipe de entregas possuem 3 motoristas, deduz-se que para três caminhões e oito entregadores. O ideal seria 1 motorista e 2 entregadores, é o que cabe na cabine de um caminhão, desta forma abre espaço para aquisição de mais um caminhão e a contratação de mais 1 motorista fechando a equipe com 4 motoristas e 8 entregadores.

Observamos ainda que o planejamento estratégico da empresa pode estar precisando de ajustes. Deve-se aumentar o foco nos clientes tipo pessoa jurídica, pois muitas empresas fazem reformas em seus estabelecimentos e da mesma forma aumentar o foco nos clientes da classe A e B com o objetivo de aumentar a participação destes no faturamento da loja.

Tabela 1. Sugestões de Inovações Casa e Companhia

Fatores Chave do Sucesso

Condição Atual

Inovação e/ou Melhoria

1. Tecnologia:

O proprietário da empresa não adepto à tecnologia, isso mostra que a empresa não tem um sistema de informação gerencial.

Aquisição de um sistema ERP para que os gestores possam gerir de forma mais eficiente a empresa;

2. Capacitação e qualificação de mão de obra:

Faltam produtos para ademanda e Demora na entrega dos produtos;

Capacitar os compradores da empresa para que as compras sejam feitas de forma a não faltar produtos; Treinar a equipe de entregadores;

3. Visão estratégica:

Apenas 10% dos clientes são pessoas jurídicas, 8% pessoas da classe A e B;Pouca diversidade de produtos e os produtos são básicos, a empresa não possui as novidades de mercado;

Planejamento para aumentar a participação de empresas na carteira de clientes, bem como pessoas da classe A e B. Aumentar a diversidade de produtos e trazer os lançamentos no mercado para a loja.

4. Confiabilidade:

Demora na entrega;

Auxiliado por um ERP aperfeiçoar o Mapa de entregas;

5. Imagem:

Preço bom, entrega demorada;

Otimizar a rota das entregas; Aquisição de mais caminhões;

6. Preço:

Empresa conhecida como peço baixo;

Identificar as famílias de produtos onde pode se obter um melhor Market share;

7. Pontualidade:

Demora na entrega dos produtos adquiridos, atrasa a obra dos clientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com