TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comércio Eletronico

Exames: Atps Comércio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 7

ntrodução

Nesse estudo temos como objetivo identificar e analisar como é feito o comércio eletrônico da empresa Submarino e as vantagens conferidas por este.

O advento da internet trouxe consigo uma nova modalidade de comércio, o comércio eletrônico, o comércio eletrônico é uma modalidade de venda através da internet e é neste cenário em que o submarino atua, o submarino é um dos maiores varejistas do Brasil neste segmento, vêm se consolidando a muito tempo e hoje pertence ao grupo B2W que engloba 3 grandes e-commerce (americanas, shoptime e submarino).

O foco do submarino é o consumidor, isso caracteriza o seu negócio como B2C (Business to Consumer). Ao longo dos anos utilizando expertise a loja vem crescendo e agregando novos segmentos e aumentando o raio de produtos ofertados.

Submarino:

Um negócio bem-sucedido de gestão de comércio eletrônico

O Submarino é considerado uma das maiores lojas de e-commerce do Brasil até antes de fusão com as lojas Americanas. Tem um enorme sortimento de produtos à disposição no varejo brasileiro com mais de oitocentos mil itens cadastrados em vinte e cinco categorias. Mensalmente, o site tem mais de oito milhões de visitas, que conta com dois milhões de clientes cadastrados e tem faturamento de oitocentos milhões anuais.

A empresa sobreviveu ao estouro da “Bolha da Internet” (NASDAQ), que foi uma grande crise no setor de comércio eletrônico global, e perseverou no mercado com objetivo de se tornar a “Amazon brasileira”, este trabalho demonstra os motivos que fizeram este varejista se tornar sinônimo de comércio eletrônico no Brasil.

Hoje se encontra na liderança do varejo online no Brasil, tendo se destacado na modalidade B2C (Business-to-Consumer). O site processa certa de quinze mil pedidos e mesmo com este grande volume de pedidos, o método de trabalho criado pela empresa possibilita que cerca de 90% destes pedidos sejam entregues no prazo máximo de um dia para encomendas feitas na região metropolitana de São Paulo.

O método B2C funciona de seguinte maneira: o comprador é uma pessoa física que a partir de um computador pessoal realiza suas pesquisas e faz o pedido através da internet, neste caso, o consumidor acessa o site do Submarino analisa os produtos em oferta e acaba comprando um ou mais produtos. Este comércio é caracterizado pela sua volatilidade.

O site do Submarino foi construído utilizando, considerada pelos responsáveis pelo site, a mais moderna tecnologia disponível, em parceria com a Microsoft, tem uma navegação e um visual agradável que torna o processo de compra simples. De acordo com os responsáveis pelo site, a tecnologia empregada oferece 100% de segurança nas transações efetuadas pelos clientes, nenhum dado do cliente trafega pela rede sem ser criptografado, utilizando-se sempre os melhores algoritmos disponíveis no mercado. Além disso, possui o garantia e certificado da VeriSign, autoridade mundial de segurança na internet. A diretoria demonstra um ótimo conhecimento do negócio, a posição de pioneirismo no mercado é uma marca, assim como a excelência na execução dos pedidos.

Em seis anos da empresa cerca de sete milhões e meio de pessoas visitaram o site e mais de dois milhões de clientes já chegaram a ser cadastrados. Por este motivo, a empresa se destaca em melhorias para continuar com essa excelência no mercado, iremos ver abaixo como é a infraestrutura da empresa.

Visão Estratégica

O Submarino busca chegar ao cliente tendo uma interface de fácil acesso e que atraia o consumidor com isso ela oferece um serviço diferenciado, conveniência, variedade e segurança, buscando uma melhor solução em comércio eletrônico no mercado virtual.

Produtos

Tem cerca de oitocentos itens, espalhados em vinte e cinco categorias de produtos e mais de mil e cem fornecedores, também possui serviços terceirizados para diversas empresas como Motorola, Natura e Nokia. Nesta extensa variedade de itens, são divididos nas vinte e cinco categorias (Livros Nacionais, Raros e Importados, CDs e Instrumentos Musicais, DVDs, Eletrônicos, Cine e Foto, Eletrodomésticos, Utilidades Domésticas, etc.).

Um fator importante a se destacar na empresa é que ela detalha bem os produtos permite ao consumidor saber o que exatamente ele está comprando, a possibilidade de comparar com outros produtos, além disso, consegue conferir a opinião dos outros consumidores sobre o produto que planeja pedir. Outro ponto importante é que a empresa não vende somente produtos, ela vende serviços agregados que facilitam a compra do consumidor.

Distribuição

A empresa possui um centro de distribuição localizado na cidade de São Paulo, com cerca de oito mil metros quadrados, tendo a capacidade de armazenar mais de quatrocentos mil produtos em estoque e conta com mais de doze quilômetros de prateleiras. Funciona vinte e quatro horas por dia seguindo os mais modernos padrões de e-commerce para tornar o atendimento rápido e preciso.

O cliente pode acompanhar seu pedido do momento da compra até sua entrega, por meio de um sistema individual e seguro. Além disso, o sistema de logística é feito através dos correios: o e-Sedex e também possui parcerias com transportadoras.

Infraestrutura

O submarino, como o seu concorrente shoptime, foi comprado pelo maior portal de e-commerce da América Latina, a Americanas.com, formando o holding B2W, com a aquisição das empresas, a B2W acabou ficando com as três marcas com infraestruturas diferentes, essa diversidade gerava alto custo de manutenção e impedia o crescimento da empresa. Para conseguir o crescimento e diminuir o custo de manutenção a B2W resolveu unificar a infraestrutura das três empresas, criando uma plataforma única. A nova plataforma única foi desenvolvida em tecnologia Java/JEE, dava suporte a multimarcas, extremamente flexível, e melhorou vários aspectos da plataforma, entre eles:

Otimização e investimento

Marketing

Área de marketing: tem a possibilidade de criar conteúdo, hotsites (site elaborado para o momento voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual), promoções com agilidade sem precisar da intervenção da TI.

SEO

Implementação de conceitos de SEO (Search Engine Optimization): para melhorar o rankeamento em motores de busca, como o Google.

SOA

Plataforma totalmente aderente ao conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com