TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Culinaria

Pesquisas Acadêmicas: Atps Culinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  4.545 Palavras (19 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação a Distância

ATPS: Comportamento Organizacional

ATPS: Comportamento Organizacional

Trabalho de ATPS, Curso Gestão de Recursos Humanos

Matéria: Comportamento Organizacional.

Tutor Presencial: José Pedro

Examinado por Tutora à distância: Yaeko Osaki

Porto Alegre – R/S

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................... 06

2.CONCEITO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ....................07

3. CAPITULO 1 ..........................................................................................07

4. CAPITULO 2.............................................................................................09

5.CAPITULO 3 ........................................................................................... 12

6. CAPITULO 4 ...........................................................................................13

7. CONCLUSÃO ..........................................................................................15

8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................17

INTRODUÇÃO

Neste trabalho viemos em busca de compreender o comportamento de uma organização (empresa), é um grande desafio que acreditamos ser necessário nos atuais dias. Como cada ser humano tem um jeito de ser uma personalidade que se forma ao longo do seu desenvolvimento e que se expressa através do seu comportamento, as empresas também apresentam uma cultura que conduzem as pessoas que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais no qual demonstram em geral os princípios e as normas, os valores delineados pelas administrações muitas são as variáveis que se trabalhadas garantem diferencial para a empresa. As duas são a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade logica e racional de planejamentos estratégicos que inclui atividade, serviços e pessoas é claro.

Uma empresa não se constrói apenas por nº, produção, balanço e patrimônio, que são dados tangíveis, mas do que isso, uma organização se forma a partir dos lideres que conduzem os profissionais que ali trabalhem, dos comportamentos explícitos, como normas políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais que representam os fatores intangíveis. Comportamento Organizacional é resumido no estudo sistemático do comportamento Humano focando em ações e atitudes dos indivíduos ou grupos no ambiente de trabalho para alcançar a produtividade e reduzir a ambição negativa e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Comportamento Organizacional tem o propósito de explicar a previsão e controle do comportamento humano, identificar causas ou razões que impulsionam para determinados fatos ou acontecimentos. Tudo está direcionado a eventos futuros estabelecendo resultados através de uma ação.

Conceito de Comportamento Organizacional: As organizações têm grande influência no comportamento humano, elas modelam as necessidades motivam seus colaboradores de acordo com seu perfil. Incentivam a produtividade ajudando a ter respostas rápidas e estratégicas. Elas caracterizam-se pela complexidade e empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais e políticas.

Além disso, de acordo com o autor, e concordamos com isso, no mercado de trabalho hoje, para agregar uma troca de função, uma promoção, não basta mais apenas ter estudo, cursos e conhecimento, você tem de ser diferenciado possuir atribuições tais como: resolução de problemas de forma rápida, saber trabalhar sobre pressão, ter uma visão inovadora dentre outras.

O que uma empresa necessita hoje em dia para seu crescimento no mercado é saber trabalhar com os diferentes tipos de cultura, capacitando e qualificando funcionários, criar um ambiente agradável fazer com que os funcionários tenham satisfação em trabalhar na empresa.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente com um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura considerando varias situações para entender as relações de causa e efeito.

Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

CAPITULO 1

1.1 Conceitos de Comportamento Organizacional:

O comportamento organizacional (CO) é um nicho dos estudos que levam a compreender as mudanças do comportamento humano em relação á empresa, a partir dai apresentam três considerações importantes de comportamento organizacional, enfoca os comportamentos a ser observados, bem como utilizar equipamentos da empresa, ou ainda preparar relatórios, o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e ou membros de instituições sociais de maior porte, grupos e organizações.

O comportamento organizacional tem como definição desde meados de 1940, quando alguns pesquisadores nas áreas de psicólogas, sociólogas procuram unificar uma estrutura de pesquisas organizacionais.

Atualmente essa estrutura esta dividida em três áreas distintas coloca uma com bases próprias em ciências sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com