TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Cicrcuitos

Monografias: Atps De Cicrcuitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1

Aula tema: Fontes de Alimentação Reguladas.

Essa atividade é importante para obter os subsídios necessários e revisar os princípios básicos e novos conceitos que suportam a teoria de filtros o que lhe dará condições teóricas de desenvolver as próximas etapas do projeto, além de buscar as ferramentas de software necessárias.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Escolher sua equipe de trabalho e entregar ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta de 3 a 5 alunos que serão avaliados de acordo com sua capacidade de pesquisar, propor e implementar soluções para os problemas propostos.

Passo 2 (Aluno) Fazer um resumo, de no máximo 2 páginas, sob o tema “Fontes de Alimentação Reguladas”. Baseando-se nas informações obtidas, levantar uma discussão com seu grupo de trabalho e responder à seguinte pergunta: Quais os principais tipos de reguladores de tensão, usando TBJ?

Uma fonte de alimentação regulada é um circuito eletrônico projetado para proporcionar uma tensão contínua pré-determinada VOreg independente da corrente de saída IL, da temperatura ou de quaisquer variações na tensão da rede CA de alimentação de entrada

Existem vários tipos de fontes de alimentação reguladas. Uma fonte de alimentação de tensão regulada possui a mesma tensão de saída independentemente da resistência da carga. Uma fonte de alimentação de corrente regulada produz a mesma corrente de saída independentemente da resistência da carga.

Naturalmente, existe um limite para mudar a resistência da carga. Por exemplo, se você colocar um curto circuito (O ohm) sobre os terminais de saída de uma fonte de alimentação de tensão regulada, a tensão sobre os terminais cairá para zero. (Não pode haver queda de tensão sobre uma resistência de O ohm.).

A tensão de saída de uma fonte de alimentação regulada será constante sobre uma determinada faixa de valores da corrente de carga. O fabricante deve fornecer-lhe essa faixa de valores.

A corrente de saída de uma fonte regulada será constante sobre uma faixa determinada de valores da resistência de carga. Como no caso de fontes com voltagem regulada, o fabricante deve fornecer-lhe a faixa de valores.

Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado por semicondutores, tais como diodos zener e circuitos integrados reguladores de tensão, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que esta alimentando e para tanto é necessário que a tensão de entrada seja superior à tensão de saída. O regulador de tensão mantém a tensão de saída constante (estabilizada) mesmo havendo variações na tensão de entrada ou na corrente de saída. Em reguladores de tensão comercializados como circuitos integrados monolíticos, a tensão de entrada deve ser no mínimo 0,6V superior à tensão de saída. Este valor varia conforme a arquitetura de cada regulador. Por exemplo: Se ele estiver sendo utilizado em um motor de automóvel, deverá manter a saída para o veiculo entre 13,5 e 14,5 volts, sendo um valor normal 14,0 volts. No caso de falha do regulador, a tensão poderia subir demasiadamente e vir a queimar as lâmpadas do sistema ou danificar outros equipamentos como auto rádios e até mesmo a central eletrônica de injeção de combustível. Ou a tensão poderia ficar muito baixa, o que ocasionaria a descarga da bateria, sua deterioração e parada do automóvel. Este enfoque serve também para reguladores que não sejam o automotivo, mas também o da fonte de um computador, de uma TV ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Suas séries mais comuns são 78XX e 79XX. A série 78XX são reguladores de tensão positiva, e a série 79XX são reguladores de tensão negativa, tendo suas principais características definidas em:

• Alto grau de precisão na tensão de saída

• Limitação de corrente

• Proteção contra curto-circuito

• Desligamento automático por excesso de aquecimento

• Corrente máxima de saída de 1 Ampere

Fig 1- Tabela de 78XX e 79XX..

Passo 3 (Aluno)

Buscar na Internet um programa para simulação de circuitos elétricos gratuito chamado Circuit Maker. Usar o laboratório da faculdade ou, caso prefira, baixar e instalar no seu computador. Dica: o Circuit Maker Student Version pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:http://www.baixatudo.com.br/circuitmaker-student-version Acessado em 20 de novembro de 2010. Fazer uma impressão de tela (print screen), contendo janela principal do CircuitMaker e descrever em no máximo 2 páginas a sua interface gráfica. Incluir no texto os recortes realizados de modo a ilustrar as explicações e adicionar ao seu relatório parcial.

R= Interface

Circuit Maker é uma ferramenta de simulação muito poderosa e fácil de usar. Você pode projetar circuitos eletrônicos e Netlists de produção para o TraxMaker e outro PCB como o Tango.

Esta é a apresentação do Circuit Maker, tendo a barra de menus, encontrando-se File / Edit / Options / View / Simulation / Window / Devices / Help.

Fig 2- Apresentação do Circuit Maker.

Conhecendo os o botões do Circuit Maker:

Fig 3- Botões do Circuit Maker.

Fig 4- Botões do Circuit Maker.

Criar Circuito

Para iniciar um desenho novo, deve-se inserir um componente. Para salvar o circuito, acesse o menu FILE e posteriormente SAVE AS.

Salvar Circuito

Uma vez que o arquivo (desenho) já estiver com nome gravado, para salvá-la acesse o menu FILE/SAVE ou apenas clicar no botão .

Abrir Circuito

Para abrir um arquivo (desenho), acesse o menu FILE/OPEN ou apenas clicar no botão.

Inserir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com