TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Matematica Aplicada

Ensaios: Atps De Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 15

São exemplos de implicações destas questões impactam no ambiente interno e externo da empresa e têm levado diversas organizações a efetivamente discutir sobre o seu papel diante da sociedade – garantindo sustentabilidade – e como pode contribuir com a qualidade de vida da população em geral. Hoje, a discussão sobre responsabilidade social tem proporcionado às organizações uma mudança de conduta, anteriormente orientada para as obrigações unicamente com os acionistas e distante dos problemas sociais. Agora a organização busca criar um sistema de valores que se orienta para o benefício dos “clientes” – que hoje possui um novo significado: já não é mais só aquela “entidade” externa que apenas troca o seu dinheiro por produtos e serviços que a organização torna disponíveis; mas passou a ter uma dimensão mais interna, e abrange também todos os envolvidos no processo como chefes, subordinados, colegas de trabalho e fornecedores.

Entre as ações de sobrevivência e manutenção do mercado de qualquer organização estão aquelas relacionadas ao marketing e a propaganda. O marketing é uma atividade saudável em termos éticos na medida em que o seu objetivo seja encontrar e apresentar formas de satisfazer as necessidades e os desejos das pessoas. A partir do momento em que a propaganda se transforma em um mecanismo de sedução do consumidor baseado em informações enganosas ou com foco em atitudes também enganosas – que visem, por exemplo, reduzir a quantidade do produto empacotado, mantendo as mesmas características da embalagem -, já se pode pressupor que o código de ética entre empresa e consumidor foi quebrado.

Uma das maiores questões contemporâneas é saber entender como ética e responsabilidade social podem coexistir com princípios organizacionais.

A responsabilidade social tem a base na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar em seus negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e como ela os conduz. Já a ética é base da responsabilidade social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa, de um lado pagar mal seus funcionários, pagar propinas a fiscais do governo e, por outro, desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer seguir um caminho de responsabilidade social. É importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso.

CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

O controle é a quarta função do Administrador dentro de um sistema aberto e cíclico, sistema esse que é intimamente ligado, interdependente e interagente. Algumas vezes é necessário mudar o planejamento, a organização e a direção para os sistemas de controle se tornem mais eficientes.

O controle muitas vezes tem conotação de poder dentro de organizações já que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal.

No nosso projeto de trabalho, onde desenvolvemos a três funções anteriores do Administrador, trataremos agora a função da Direção durante o processo. Num leve histórico, o nosso grupo escolheu um objeto específico para trabalhar em cima dele com intuito estratégico de levar informações à sociedade sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Após o planejamento, onde as linhas de execução foram colocadas no papel seguidas de como agir para a melhor execução das atividades num âmbito pró-ativo, desenvolvemos maneiras de Organizar essas linhas de execução, onde decidimos sobre a alocação de cada idéia de acordo com sua relevância. Após essas fases onde foram conseguidos recursos materiais e humanos para a continuidade de nossos intentos houve a necessidade de gerir todos esses recursos disponíveis assim como delegar responsabilidades distribuídas em níveis hierárquicos entre os núcleos de trabalho de nossa equipe, já que na fase de execução onde a distribuição de informações sobre nossa idéia para a população teria que movimentar nossos colaboradores em diversos pontos da cidade para disseminar nosso objetivo.

O papel do controle nesse projeto foi de analisar se os resultados conseguidos por etapas estavam de acordo com o que foi planejado. No primeiro momento percebemos que apenas distribuição de panfletos à respeito do tema em questão não conseguiria adentrar na rotina das pessoas, aí então utilizamos os pressupostos do controle, onde verificamos a situação, entendemos que deveria mudar o foco de ação e então mudamos a linha de ataque como uma ação corretiva. Utilizamos a força da mídia como braço direito para a massificação e disseminação de nossa intenção perante a sociedade. O resultado foi um maior conscientização da população que passaram a se organizar melhor em seus bairros a respeito de alocar os lixos de acordo com seus tipos. Realizamos um levantamento nos locais estratégicos onde realizamos nossos serviços e percebemos que nesses locais a conscientização da população mudou em relação a antes. Daí vem um questionamento, se ocorressem ações iguais a nossa será que todos agiriam da mesma forma? Se todos tivessem acesso a infra-estrutura adequada como uma melhor distribuição de lixo produzido nas cidades com certeza outros fatores que contribuem negativamente para a destruição da natureza iriam ser diminuídos sem a necessidade de gastar recursos públicos, já que a população não jogaria lixo nas ruas, nem nos rios, contribuindo secundariamente para o bem estar de vida nas grandes cidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segundo Chiavenato (2003, p. 635), o controle como função administrativa consiste em mensurar o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais sejam cumpridos. Dentre as divisões hierárquicas do controle nas organizações será enfatizado o controle dentro da organização, ou seja, o controle interno.

Nas organizações o controle interno é constituído de procedimentos que visam proteger a estrutura patrimonial e oferecer melhores informações para o processo decisório em nível estratégico, um controle interno é desenvolvido na estrutura do organograma da empresa, onde cada setor tem suas responsabilidades, que são interligados com outros setores, que por sua vez também são somados com um todo formando a organização.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com