TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Xml

Ensaios: Atps De Xml. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Aula-tema: A linguagem XML: conceitos básicos e característica.

Esta atividade é importante para que você compreenda a linguagem XML e suas características, explicando detalhadamente os elementos de sintaxe e os elementos de documento da linguagem XML.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Fazer a leitura do capítulo 1 – Introdução à Internet e a World Wide Web - e capítulo 5 – Criando marcação com XML do livro-texto da disciplina (DEITEL, Harvery M.; DEITEL, Paul J.; et al.. XML: Como Programar. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. páginas 41 a 49 e páginas 151 a 172).

1. Montar um descritivo (mínimo de 20 linhas) sobre a linguagem XML em si, detalhando os objetivos e as características da linguagem. Este descritivo deverá ser realizado de forma que profissionais de TI da empresa possam compreender os reais objetivos e características da linguagem, de forma clara e objetiva.

2. Fazer a leitura das páginas 1 a 5 do artigo: Aprendendo o essencial sobre XML. Disponível em: <http://codigofonte.uol.com.br/artigo/xml/aprendendo-o-essencial-sobre-xml>. Acesso em: 17 set. 2012. Disponível também no Google Docs em:

<https://docs.google.com/open?id=0B9imLSz6H0woOGFLTjRnNllrMms>. Acesso em: 17 set. 2012. Estas leituras irão servir de auxílio à tarefa anterior.

O objetivo do XML é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet, oferecendo um modo extremamente flexível para fazer transferência de dados. Pode ser utilizado para várias aplicações. Exemplos:

• Identificação da informação: você pode definir suas próprias tags;

• Armazenamento de informação: é portável e não é proprietário, pode ser usado para armazenamento de informação em qualquer plataforma;

• Estruturar informação: pode ser usado para identificar qualquer tipo de estrutura, seja esta longa ou com complexos tipos de dados;

• Publicação: podemos utilizar o XML para publicá-lo na Web, assim como formatos pdf, audio, etc, utilizando as folhas e estilos apropriadas para cada um dos casos;

• Tranferência de dados: também é extremamente usado para juntar ou encapsular informação para ser trocada entre diferentes sistemas computacionais que seriam incapazes de se comunicar, sem precisar se preocupar com tipo de dado;

• Simplificação da mudança de plataforma: os dados de um XML são armazenados no formato texto. Isto torna muito mais fácil fazer a expansão ou atualização de um sistema operacional ou de uma aplicação sem perder informações;

O XML é simplesmente um outro formato de dados.O XML apresenta várias vantagens fundamentais sobre outros formatos que o ajudaram a se distinguir como um meio para armazenar informações.

Algumas vantagens do XML:

• Permite ao desenvolvedor criar suas próprias estruturas rotuladas para armazenar informações.

• O analisador XML (parser) é bem definido e extensamente implementado, tornando possível recobrar informação de documentos em uma variedade de ambientes.

• Os formatos são baseados em texto, o que os tornam mais legíveis, mais fáceis de documentar, e às vezes mais fáceis de depurar.

• Ferramentas para o processamento estão disponíveis em plataformas diferentes. Isso faz com que seja mais simples usar XML em vez de formatos binários para trocar fluxos complexos de informação.

• Os documentos já podem usar muito da infraestrutura construída para HTML, inclusive o protocolo HTTP e alguns browsers.

Apesar dessas vantagens o XML não é apropriado para todas as situações. Documentos XML tendem a ser maiores que os formatos binários que eles substituem. Eles consomem maior largura de banda da rede e espaço de armazenamento, ou exigem maior tempo de processamento para compressão.

É importante analisar o objetivo do uso do XML além do tipo de aplicação e/ou sistema que vai gerar e/ou fazer o consumo do arquivo (se este for usado para armazenamento de informação).

Passo 2 (Equipe)

Descrever os principais elementos de sintaxe da linguagem, com exemplos de utilização das mesmas. O descritivo das sintaxes deve ser muito bem detalhado, com analogias referenciando a banco de dados, para facilitar a compreensão pela equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda. Segue exemplo em tabela 01 a seguir.

Exemplo de um código XML:

Código 1 XML.

1 <?xml version="1.0"?>

2 <!DOCTYPE Agenda SYSTEM "C:\Mestrado\Biblioteca.dtd">

3 <bibliografia>

4 <livro>

5 <titulo>Verdes Campinas</titulo>

6<autor webid="http://exemplo.com/#OP5">Olimpio Pereira</autor> .

7 </livro>

8 </bibliografia>

<?xml version= “1.0”?> A linha 1 do Código 1 é obrigatória em todos os documentos. Ela especifica a versão do XML (Versão 1.0, neste caso) que está sendo usada e também a codificação dos caracteres(UTF-8, neste caso) . A declaração de uma gramática,feita na linha 2, é usada para validação de um documento. Ela deve aparecer antes do primeiro elemento ou elemento raiz (bibliografia).

DTD Definição de uma construção de blocos válidas para um documento XML, e é definida pela estrutura do documento usando uma lista de elementos válidos. A DTD pode ser declarada dentro de um

documento XML ou num arquivo á parte.

< >

Os elementos são os componentes básicos da XML. São criados pelo autor de um

documento XML, O nome do elemento é delimitado pelas marcações: < e >. As marcações e o texto entre elas formam o elemento.

<bibliografia> Definição do primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com