TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ductilidade

Trabalho Universitário: Atps Ductilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 17

O FENÔMENO DE ESCOAMENTO

 Esse fenômeno é nitidamente observado em alguns metais de natureza dúctil, como aços baixo teor de carbono.

 Caracteriza-se por um grande alongamento sem acréscimo de carga.

Tensão de escoamento

sy= tensão de escoamento (corresponde a tensão máxima relacionada com o fenômeno de escoamento)

• De acordo com a curva “a”, onde não observa-se nitidamente o fenômeno de escoamento

Alguns aços e outros materiais exibem o comportamento da curva “b”, ou seja, o limite de escoamento é bem definido (o material escoa- deforma-se plasticamente-sem praticamente aumento da tensão). Neste caso, geralmente a tensão de escoamento corresponde à tensão máxima verificada durante a fase de escoamento

quando não observa-se nitidamente o fenômeno de escoamento, a tensão de escoamento corresponde à tensão necessária para promover uma deformação permanente de 0,2% ou outro valor especificado (obtido pelo método gráfico indicado na fig. A abaixo)

Ductilidade

A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Isto é quando por exemplo um plástico é rasgado ao meio, esse processo entre estica-lo até rasga-lo é chamado de ductibilidade.

Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro,[1] cobre e alumínio são metais muito dúcteis. O oposto de dúctil é frágil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformação.

Em metalurgia a ductilidade é a propriedade que apresentam alguns metais e ligas metálicas quando estão sob a ação de uma força, podendo estirar-se sem romper-se, transformando-se num fio. Os metais que apresentam esta propriedade são denominados dúcteis.

No ensaio de tração, os materiais dúcteis apresentam uma fase de fluência caracterizada por uma grande deformação, sem grandes aplicações de cargas.

Do ponto de vista tecnológico, a margem de considerações econômicas, o emprego de materiais dúcteis apresentam vantagens:

• Na fabricação: já que são aptos para os métodos de fabricação por deformação plástica.

• No uso: já que avisam antes de romper-se. Com efeito, o maior problema que apresentam os materiais frágeis é que se rompem sem aviso prévio, por outro lado, os materiais dúcteis sofrem primeiro uma determinada deformação, conservando ainda uma certa reserva de resistência a tração, necessária para a futura aplicação do material.

A ductilidade é a propriedade dos metais para formar fios de diversos diâmetros. Os metais se caracterizam por sua elevada ductilidade, pelo fato de os átomos se disporem de maneira tal na sua estrutura que possibilitam o deslizamento de uns sobre os outros, permitindo o estiramento sem rompimento.

A ductilidade de uma determinada liga metálica pode variar em função de sua microestrutura. A microestrutura varia em função do tipo de tratamento térmico e do tipo de processo de fabricação. Ligas quimicamente idênticas, portanto, podem apresentar comportamentos variando entre totalmente frágil e totalmente dúctil.

Este fato é de extrema importância para a indústria, que pode trabalhar com um material em sua condição dúctil e, após isto, trata-lo termicamente para que atinja as propriedades finais.

A ductilidade e a maleabilidade (capacidade de formar lâminas) de um material são duas propriedades relacionadas, já que as duas dependem do deslizamento dos átomos uns sobre os outros através de uma ação externa sobre o material.

Pilares - Armadura de fretagem

A armadura de fretagem é necessária quando ocorre redução da seção transversal de um pilar de um pavimento para outro. Isto provoca esforços de fendilhamento no interior da peça inferior e tensões de tração nos bordos da mesma. É apresentada, em seguida, uma breve explicação sobre o assunto, para cargas concentradas sobre chapas, de acordo com Leonhardt, 1978.

A figura abaixo mostra o desenvolvimento das trajetórias das tensões principais no caso de duas chapas com valores diferentes de d/a. Observa-se que as trajetórias de compressão longitudinal se tornam paralelas após o trecho de introdução de carga led. Diretamente abaixo da área de carga, as trajetórias de compressão, vistas de fora, são côncavas, isto é, os esforços devidos à mudança de direção dão origem, no trecho médio, a uma compressão transversal, que aumenta a pressão p, que pode ser restrita além do valor da resistência à compressão do concreto. Após um pequeno trecho, as trajetórias tornam-se convexas; os esforços devidos à mudança de direção dão origem, na parte interna, a uma tração transversal.

Trajetória de tensões principais em chapas, para cargas aplicadas em um trecho a sobre placas com 1/10 e 1/3 da largura da chapa.

No caso de carga concentrada excêntrica, as tensões, após o comprimento de introdução led, distribuem-se em forma de trapézio ou segundo um diagrama triangular; as trajetórias das tensões principais são assimétricas. As tensões de fendilhamento desenvolvem-se aproximadamente como se um prisma de altura d1 fosse carregado axialmente.

No caso de carga excêntrica, o esforço de fendilhamento Z pode ser determinado com auxílio de um prisma equivalente de lado d1.

Com o aumento da excentricidade e, reciprocamente, com a diminuição da distância u da carga ao canto mais próximo, os esforços de fendilhamento ZS no interior da peça tornam-se menores; as tensões de tração nos bordos, próximos à carga, e nos cantos afastados da carga, bem como o esforço de tração resultante nos bordos ZR, são, entretanto, maiores.

Tensões principais de tração (tensões de fendilhamento e de bordo) e esforços de tração resultantes no caso de carga aplicada excentricamente.

O programa considera a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com