TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletrotécnica

Exames: Atps Eletrotécnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Essa etapa é extrema importância para o conhecimento completo do esquema elétrico de um motor trifásico, seus componentes de proteção e manobras, rede e claro a carga que necessita de um motor desse porte. Tendo que levar em consideração todos os aspectos elétricos, mecânicos,térmicos e etc.

Passo 1

Motor Siemens ( 220/380/440 volts e 150 cv de potência )

Modelo 1LG4 288-9 Linha de alto rendimento conforme ABNT NBR 17094-1.

Fonte

http://www.industry.siemens.com.br/drives/br/pt/motores-eletricos/motores-baixa-tensao/motores-abnt-ate-315l/Documents/Catalogo_de_Motores_ABNT_ind1_dt.pdf

Motor Weg ( 220/380/440 volts e 150 cv de potência )

Modelo W22 Plus 315S/M conforme normas da Comissão internacional de Eletrotécnica (IEC).

Fonte

http://ecatalog.weg.net/TEC_CAT/tech_motor_dat_web.asp

Passo 2

A linha W22 de motores WEG, foi desenvolvida para atender as exigências que entraram em vigor em 2009, com a Portaria Nº553 da Lei de Eficiência Energética.Está dividida nas versões PLUS e PREMIUM, e que tem como principal objetivo atingir niveis minimos de eficiência energética para motores trifásicos de 1 a 250 cv. Confira a tabela abaixo:

A tabela mostra os valores minimos que os fabricantes de motores devem seguir, e foi seguindo ela que a linha W22 foi projetada.

Caracteristicas

Os motores da linha W22 foram desenhados desde de sua carcaça até seu sistema de ventilação, afim de buscar caracteristicas que tornem viaveis todo o processo de fabricação para assim chegar no seu nivel de exigência proposto.No caso de sua carcaça, por exemplo foi concebida de material ferro fundido, buscando otimizar a troca termica,além de virem com 2 terminais de aterramento na caixa de ligação, afim de diminuir a diferença de potencial e trazendo assim mais segurança a quem irá operar o motor.

Sua caixa de ligação é cortada na diagonal, expondo melhor e facilitando o manuseio nas conexões.Suas ligações para cabos principais seguem a norma ABNT NBR 7844 e devem ser rigorosamente respeitados até mesmo em seus opcionais, para não perder a garantia.Veja na figura abaixo um exemplo de como pode ser a placa de bornes.

Foram seguidos conforme norma ABNT NBR 17094, os motores com potência nominal até 315 kW, e tensão nominal menor ou igual a 1KV, devem ser capazes de suportar uma corrente igual 1,5 vez a corrente nominal, num intervalo de 2 minutos, no minimo.

Deve ser seguido também tolerâncias, conforme tabela a seguir.

Proteção e manobras

Em um motor desse porte, como em qualquer outro sistema elétrico, deve se utilizar sistemas de manobras e proteção, pensando é claro na sua potência, corrente e tensão de trabalho. Para isso, deve ser dimensionado sistemas de proteção e manobras, como por exemplo fusiveis, as chaves de partida e dijuntores.

Fusiveis

Os fusíveis são dispositivos de proteção simples e econômicos e, por isso, amplamente utilizados, encontrando-se presentes em instalações residenciais, em automóveis, em equipamentos eletrônicos, máquinas, entre outros. Os fusíveis se destinam à proteção contra correntes de curto-circuito ou contra sobrecargas de longa duração. Entende-se por correntes de curto-circuito, situações anormais de corrente, devidas ao fato de a impedância em determinado ramo do circuito assumir um valor praticamente nulo, causando, assim, um repentino e significativo acréscimo da corrente.

A escolha do fusível é feita considerando-se a corrente nominal do circuito a ser protegido e a tensão nominal da rede. Os circuitos elétricos são dimensionados para uma determinada carga nominal dada pela carga que se pretende ligar.

A escolha do fusível deve ser feita de modo que qualquer anormalidade elétrica no circuito fique restrita ao setor onde ela ocorrer, sem afetar os outros.

Ex de Fusivel Diazed Ex de Fusivel de Cilindro de vidro

Botoeiras

Chave industrial ou botoeira é uma de ligaçãode motores, sendo que nela há o retorno para a posição de repouso através de uma mola (retorno por mola), como pode ser observado na figura a seguir. O entendimento deste conceito é fundamental para compreender o porque da existência de um “contato de selo” no circuito de comando.

A botoeira faz parte da classe de componentes denominada “elementos de sinais”. Estes são dispositivos pilotos e nunca são usados para acionar diretamente os motores.

Contator

o contator consiste basicamente de um núcleo magnético excitado por uma bobina. Uma parte do núcleo magnético é móvel, e é atraído por forças de ação magnética quando a bobina é percorrida por corrente e cria um fluxo magnético. Quando não circula corrente pela bobina de excitação essa parte do núcleo é repelida por ação de molas. Contatos elétricos são distribuídos solidariamente a esta parte móvel do núcleo, constituindo um conjunto de contatos móveis. Solidário a carcaça do contator existe um conjunto de contatos fixos. Cada conjunto de contatos fixos e móveis pode conter contatos do tipo Normalmente aberto (N.A.), ou normalmente fechados (N.F.).

Ex de contator

Relé Térmico

O Relé é um equipamento de proteção térmica para partida de motores que impede que a variação da amperagem queime o motor. Ele possui dois dispositivos internos, sendo um deles denominado compensado que impede que a temperatura do ambiente influencie na temperatura interna do motor, e outro chamado diferencial, que monitoriza a passagem de corrente nas três fases consecutivas do motor simultaneamente. Caso uma delas seja interrompida, o relé desliga o motor e impede a queima do mesmo.

Modelo de funcionamento interno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com