TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Milton

Pesquisas Acadêmicas: Atps Milton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

3 SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA 3

3.1 Descrever sua sugestão de solução para o problema, levando em consideração o estudo bibliográfico realizado e indicar o uso de vetores ou matrizes justificando a escolha.

As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que caracterizam-se por um conjunto de variáveis do mesmo tipo. Elas pode ser unidimensionais ou multidimensionais.

Para explicar de maneira simples, vamos fazer uma analogia: imaginemos um quadradinho de um tabuleiro de damas. Este quadradinho é uma variável simples. A variável composta homogênea é um conjunto desses quadradinhos. A este conjunto damos o nome de tabuleiro.

Sendo assim, a nossa variável composta homogênea chama-se tabuleiro e sabemos que dentro dela existem diversos quadradinhos iguais, ou seja, cada quadradinho é um elemento do tabuleiro e todos são do mesmo tipo.

(a) (b) (c)

Unidimensionais (também chamadas de vetores)

A variável composta homogênea unidimensional caracteriza-se por dados agrupados linearmente numa única direção, como uma linha reta (b).

Multidimensionais

A variável composta multidimensional caracteriza-se por dados agrupados em diferentes direções, como num plano (a) ou num cubo (c). 

Manipulação

Uma vez que temos apenas um nome para representar o conjunto, mas utilizamos apenas um elemento do conjunto de cada vez, existe a necessidade de diferenciar um elemento do outro. Isto é feito através do uso de índices associados ao conjunto.

Em C, estes índices iniciam-se sempre em 0 (zero).

Sendo assim, usando as figuras acima mostradas podemos definir (a) como: float veta[8][8]; // definição

Ou seja, veta é uma variável composta homogênea de dimensão 8 X 8 float. Observe que como os índices em C devem começar com 0 (zero), eles vão de 0 a 7.

Como o conjunto de informações tem um nome comum (veta, no exemplo acima), não é possível referenciar o conjunto todo de uma só vez. Para isso utilizamos os índices, responsáveis pela localização ou referência a um elemento do conjunto. Por exemplo, o elemento que está na linha 0 e na coluna 0 de veta é referenciado como:

veta[0][0]

Durante a programação, pode-se utilizar variáveis auxiliares do tipo inteiro para a contagem dos índices.

3.2 Identificando dados e variáveis

Para a solução do problema 2 iremos utilizar as seguintes entrada de dados e variáveis sendo elas dos tipos char, real e int abaixo (PIVA,2012).

N,V,tot_leds,alg,aux,i:inteiro;

leds_por_alg: vetor[10] de inteiro  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com