TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Máquinas Hidraulicas

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

1. ETAPA 1

1.1 Bombas Hidráulicas

Bombas hidráulicas tecnicamente possui a finalidade de transformar energia mecânica em energia hidráulica, sendo que a ação mecânica gera um vácuo parcial na entrada da bomba, admitindo assim que a pressão atmosférica force o fluido, através da sucção da bomba. A partir disso a bomba passará o fluido para a abertura de descarga forçando para o sistema hidráulico.

Podemos considerar dois tipos de bombas que são hidrodinâmicas e hidrostáticas.

1.1.1 Bombas Hidrodinâmicas

São bombas de deslocamento não positivo, onde utilizamos para transferir fluidos sendo que existe uma única resistência que é criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são utilizadas em sistemas hidráulicos, devido que o fluido diminui quando é aumentada a resistência e também porque é muito fácil de bloquear a porta de saída quando a bomba esta em pleno funcionamento.

1.1.2 Bombas Hidrostáticas

Ao contrário da bomba anterior elas possuem deslocamento positivo, fornecendo quantidade de fluido a cada rotação ciclo (rpm) produzindo fluxos de forma positiva, porém sem variação de pressão no sistema.

Simular as bombas hidrostáticas a saída do fluido não depende da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, ela é tecnicamente a bomba mais utilizada em equipamentos industriais, maquinaria de construção, aviação entre outras áreas industriais.

1.2. Especificação das Bombas

Geralmente as bombas são especificadas pela sua capacidade de pressão máxima de operação e pelo seu deslocamento, em litros por minuto, em uma determinada rotação por minuto.

Vale frisar que existe diversas variáveis para a especificação geral das bombas como relação de pressão, deslocamento, eficiência volumétrica, localização da bomba, operação no lado de sucção da bomba, uso da pressão da atmosférica, cavitação, aeração, entre outros que iremos citar.

1.2.1 Relações de Pressão

A faixa de pressão da bomba, geralmente é definida pelo fabricante, se baseando na vida útil do mesmo.

Se a bomba for operada com pressões superiores determinadas pelo fabricante a tendência é que a vida útil da bomba se torne menor.

1.2.2 Deslocamento

Basicamente deslocamento é o volume do líquido transferido durante uma rotação e é equivalente ao volume de uma câmera multiplicado pelo número de câmeras que passam pela porta de saída da bomba, durante rotação da mesma.

1.2.3 Eficiência Volumétrica

Tecnicamente uma bomba ira deslocar uma quantidade de fluido igual a seu deslocamento em cada ciclo, porém na prática o seu deslocamento é menor devido a vazamentos internos, onde maior for a pressão maior será o vazamento da saída para a entrada da bomba ou para o dreno, assim diminuindo assim a eficiência volumétrica.

Atualmente boa parte das bombas hidráulicas é do tipo rotativo que nada mais é que um conjunto rotativo que transporta o fluido da abertura da entrada para saída.

1.2.4 Localização da Bomba

A bomba geralmente fica localizada na tampa do reservatório que contem o fluido hidráulico do sistema, onde a linha ou duto de sucção conecta a bomba com o liquido do reservatório.

O líquido fluindo do reservatório para a bomba podemos considerar um sistema hidráulico separado, porém nesse sistema a pressão menor que a atmosférica é gerada pela resistência do fluxo.

1.2.5 Operação no lado de sucção da Bomba

Quando uma bomba não esta em operação, o lado de sucção da bomba esta estabilizado, podendo ser considera sem fluxo, pois o diferencial de pressão zero entre a bomba e atmosfera.

Porém recebendo o suprimento de líquido ao rotor, a bomba gera uma pressão menor do que a pressão atmosférica , tornando o sistema desestabilizado e fazendo haver fluxo.

1.2.6 Uso da Pressão Atmosférica

A pressão aplicada ao líquido pela atmosfera é usada em duas fases, primeira sendo de suprir o líquido à entrada da bomba e a segunda aceleração do líquido para encher o rotor que esta operando em alta velocidade.

1.2.7 Cavitação

Nada mais é que a evaporação do óleo a baixa pressão na linha de sucção. Deste modo, interfere a lubrificação e destrói a superfície dos metais.

No lado de sucção da bomba, as bolhas se formam por todo o líquido, o que resulta num grau reduzido de lubrificação e um consequente aumento de desgaste.

1.2.8 Aeração

Basicamente é a entrada de ar no sistema por meio da sucção da bomba, onde o ar retido é aquele que esta presente no líquido, sem estar dissolvido, pois o ar esta em formas de bolha.

Muitas vezes o ar retido que esta presente no sistema devido a um vazamento na linha de sucção, pois uma vez que a pressão do lado da sucção da bomba é menor que a pressão atmosférica, onde qualquer bolha de ar retida que não conseguir escapar enquanto o fluido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com