TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps PPCP

Trabalho Escolar: Atps PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

É entre todas as áreas da administração industrial, aquela que realmente dita as normas a produção, possibilitando e objetivando um fluxo de fabricação ordenado e ritmado,com a coordenação dos meios utilizados: mão de obra e materiais e instalações, fazendo com que os objetivos determinados sejam alcançados dentro dos prazos previstos.

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar o recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios.No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para à integração.

Este setor é responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e consequentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois, uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal: O LUCRO.

No entanto, independente do sistema de manufatura e estrutura administrativa, um conjunto básico de atividades de PCP deve ser realizado. Estas atividades são necessárias para a execução dos objetivos do PCP, mas não necessariamente deverão estar todas sendo executadas numa área específica. Isto dependerá da configuração organizacional adotada pelo sistema de manufatura. Há diversas técnicas ou metodologias que permitem atacar essas questões:

• Just In Time (JIT): técnica japonesa, cujos fundamentos se baseiam na produção da quantidade correta, no momento certo e entrega no prazo pré-estabelecido.

• Manufacturing Resources Planning (MRPII): técnica que se baseia no cumprimento de prazo e no mínimo estoque, utilizando a lógica da programação para trás, ou seja, somente começando trabalhos quando necessário.

• Teoria das Restrições (TOC): técnica que prioriza a identificação do gargalo e utiliza à lógica Tambor-Pulmão-Corda.

• Outras técnicas, tais como programação com capacidade finita, programação com base em heurísticas e uso de simulação em computador. Os sistemas integrados de gestão do empreendimento MRP II/ERP são hoje os mais largamente utilizados pelas empresas ao redor do mundo para o suporte integrado à tomada de decisão. A adoção de aplicativos de software que se utilizam da lógica MRP II/ERP, como o SAP, o BAAN4, o ORACLE ou várias dezenas de outros comercialmente disponíveis, está hoje no topo da lista de prioridades de grande parte dos gestores dos processos empresariais modernos.

Nos alvos determinados por esse departamento, convergem todos os esforços de uma unidade industrial, por essa razão, esses alvos devem ser perfeitamente delineados, programados e controlados, evitando desperdícios de mão de obra e materiais, como também, má utilização das instalações.

E as metas para o PCP são:

• Planejar, ditando norma;

• Programar, antevendo os resultados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com