TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PPCP

Trabalho Universitário: ATPS - PPCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  1.646 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS–Planejamento, Programação e Controle de Produção.

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................................04

Etapa 1 - PPCP, Aspectos técnicos e operacionais..........................................................05

Etapa 2 - Planejamento e controle da produção...............................................................07

Etapa 3 – Controle da produção.......................................................................................08

Etapa 4 - Controle de estoque...........................................................................................10

Considerações Finais........................................................................................................12

Referências Bibliográficas............................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

Vamos ver no decorrer desta pesquisa a importância do planejamento, programação e controle da produção em qualquer empresa, visto que isso é essencial para o bom desempenho da organização.

Embora o assunto Planejamento, Programação e Controle da Produção pareça ser um assunto dominado, mas quanto mais lemos artigos e pesquisamos relatos podemos notar que ainda há muito por fazer.

O foco do assunto normalmente encontrado em trabalhos na área de PCP recai quase sempre em sistemas computacionais (softwares), sua utilização e aplicações. Em um sistema produtivo ao serem definidas suas metas e estratégias, se faz necessário formular planos para atingi-las, e controle adequado para o sucesso de sua produção.

Neste artigo propõe-se uma seqüência de passos para a estruturação das práticas do Planejamento e Controle da Produção que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

ETAPA 1

CONCEITO

Planejamento, Programação e Controle de Produção é o departamento funcional de uma indústria que permite a continuidade dos processos produtivos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue no prazo estipulado.

Para produzir com o máximo de eficiência, toda empresa precisa planejar sua produção. Vimos que a eficiência representa a utilização racional e intensiva dos recursos empresariais. Quanto melhor for a utilização racional e intensiva dos recursos produtivos, tanto maior será a eficiência. Ela representa o alcance ótimo dos objetos pretendidos. A produção eficaz significa a produção planejada entregue no tempo planejado e no custo esperado. Para obter eficácia, deve-se planejar melhor. A finalidade do PP é obter simultaneamente a melhor eficiência e eficácia do processo produtivo.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando respondemos questões como: o que produzir, o quanto, onde, como, quando, com o q, com quem?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar estratégia, ou seja, um plano mestre de produção (PMP), que será a diretriz de produção.

Isso se trata do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, maquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes. Em geral o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processos e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção. Porém, a atividade de planejamento não é limitada apenas ao nível operacional. No nível tático estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda.

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle de Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos.

- Previsão da demanda;

- Planejamento da capacidade de produção;

- Planejamento agregado da produção;

- Programação mestra da produção;

- Programação detalhada da produção;

- Controle da Produção.

Previsão da demanda: Os Gerentes de produção se utilizam de métodos estatísticos e subjetivos para prever suas demandas com recursos de materiais e mão de obra. Quando a empresa assume a estratégia de produção de estoque como método de trabalho a Previsão de demanda se torna um aspecto fundamental.

Planejamento da capacidade de produção: Após a analise de uma previsão de demanda pode ser determinada se existe a necessidade de uma adequação na capacidade de produzir mais ou menos para melhor atender a demanda de um médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP): Tem como intuito estabelecer a estratégia que mais se enquadra ao perfil da empresa, dentro desta estratégia é visado contratação de colaboradores, estoques mensais, decidir volumes a serem produzidos, fornecedores, utilização de horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com