TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Paradgmas

Ensaios: Atps Paradgmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

A figura apresentada acima foi escrita por meio de uma linguagem conhecida como FORTRAN. Essa linguagem foi desenvolvida a partir da década de 1950, e é muito usada em Ciência da Computação.

Em FORTRAN existem basicamente duas formas de se escrever um programa: com formulário fixo ("fixed form") ou com formulário livre ("free form"). Sendo este segundo disponível apenas para compiladores baseados em WINDOWS. Outro ponto importante são os comandos validos somente nos novos compiladores (por exemplo, Microsoft Developer Studio) que aceitam programas em FORTRAN 90.

Agora exemplificarei o programa para melhor entendimento:

1. character *15a,b,c – Nessa primeira linha de comandos temos a declaração das variáveis. Aqui temos três variáveis (a,b e c) sendo que são do tipo alfanuméricos e onde 15 representa o número máximo de caracteres que a variável pode conter dentro do programa.

2. open (20, file=’arqui.out’) – aqui estamos abrindo um arquivo de entrada. O numero 20 visto nesta linha e o que chamamos de unidade, onde deve ser um inteiro maior ou igual a zero e deve vir no comando ‘read’ ou ‘write’ indicando que os dados serão retirados ou armazenados nesta unidade. ‘arqui.out’ representa o nome do arquivo e a sua extenção, nesse caso o arquivo se chama arqui e tem uma extensão .out.

3. open (30, file=’arqui.dat’ ) – essa parte é a mesma citada anteriormente, apenas sendo um arquivo de saída com uma unidade e extensão diferente. Nesse caso a extensão e do tipo ‘. dat ’ onde pode ser arquivos de texto, imagem e ate mesmo vídeos.

4. read ( 30,*) a – Ler a variável ‘a’ contida no arquivo referente a unidade 30. nessa quarta linha temos a função de entrada de dados representado pelo comando ‘read’ onde 30 é a unidade de entrada, o ‘*’ indica o numero de comando FORMAT e especifica o formato dos dados de entrada. Nesse caso temos a variável ‘a’ que esta recebendo a unidade do arquivo ‘arqui.dat’ em que abrimos na linha três, e tem um formato livre indicado pelo sinal ‘*’.

5. Write (20,*) ‘este é um ‘ – nesse caso estamos armazenando o texto apresentado a frente do comando na unidade 20, ou seja, no arquivo de entrada (arqui.out) do programa que é feita pelo comando write. Os itens ‘20’ e ‘*’ tem o mesmo significado da linha anterior do comando read. No texto ‘este é um’ especifica o que chamamos de ‘lista_de_parâmetros’ e representa os dados que serão impressos ou armazenados pelo comando.

6. Write (20,*) ‘arquivo de’ – a mesma função representada na linha anterior.

7. Write (20,*) ‘saída ‘ - a mesma função representada na linha 5.

8. Read (30. *) b – essa função é a mesma representada na linda 4, ler a variável ‘b’ contida no arquivo referente a unidade 30.

9. Rewind 30 – nessa nona linha observamos um recurso e na sequencia a unidade e esse recurso tem a função voltar o controle ao primeiro espaço do arquivo.

10. Read (30. *) c - Ler a variável ‘c’ contida no arquivo referente à unidade 30.

11. Write (20,*) a – nesse ponto o programa ira imprimir o arquivo que a variável ‘a’ recebeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com