TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pccp

Exames: Atps Pccp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

DISCIPLINA PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

3ª Semestre

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.......................... 4

ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO.................................................................. 6

REF. BIBLIOGRÁFICAS........................................................................................................ 9

Introdução

Estamos apresentando neste trabalho a visão do empresário moderno, o qual foca a sua preocupação constante que é de oferecer produtos e serviços com altíssimos índices de qualidade. O objetivo é ser competitivo, buscando juntamente, a qualidade em seus produtos e/ou serviços, logicamente também bons preços. O empresário tem que conhecer o ambiente interno da empresa, e avaliando o que ocorre no ambiente externo, sendo o primeiro passo a ser dado. Deste modo, o empresário poderá analisar e prevenir o que pode interferir positiva ou negativamente em sua empresa, sendo assim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que é Planejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância nos dias de hoje em numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.

ETAPA 01

CONCEITOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e Controle da produção: Diz respeito sobre o gerenciamento das atividades da operação produtiva, sendo assim garantindo a satisfação de forma contínua à demanda dos consumidores. Não trata ser um sistema novo, mas antigo, só que antigamente grandes empresas, levavam a sério, sendo que atualmente esse sistema é desenvolvido em pequenas e médias empresas também. No Brasil, a logística vem sendo levado mais a sério hoje em dia, onde a uma diversidade de cursos técnicos e aplicado em faculdades pelo Brasil inteiro.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) desenvolve atividades para administrar os recursos humanos e físicos, sendo direcionando este controle de uma forma, em que as metas e estratégias estabelecidas pelo sistema produtivo sejam alcançadas. O controle de produção, consiste em um conjunto de funções inter relacionadas, no qual o objetivo é comandar e coordenar o processo produtivo , junto com os demais setores administrativos da empresa. Planejamento é tomar decisões no presente , visando o futuro, na busca de atingir os objetivos, projetando para um futuro diferente do passado, em causas sobre as quais não temos o controle. O PCP é principal responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos , para que venha atender do melhor jeito possível, os planos estabelecidos em níveis: estratégico, tático e operacional. Mencionaremos os principais objetivos do sistema de PCP, os quais são: Minimizar atrasos e não-atendimento de ordens de produção; Minimizar estoques; Minimizar a ociosidade de recursos produtivos pela alocação eficiente do trabalho; Minimizar os lead-times da produção. O objetivo final é a organização do suprimento e movimentação dos recursos humanos, utilizando-se de máquinas e atividades relacionadas, de modo que atinja os resultados de produção esperados, seja em quantidade, qualidade, prazo e lugar. Sabemos que existem limitações importantes a serem consideradas no Planejamento e Controle da Produção , as quais são: Limitações de Custo: Os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de custos determinados; Limitações de Capacidade: Os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de limites de capacidade projetados para a operação; Limitações de Tempo: Os produtos e serviços devem ser produzidos dentro de um intervalo de tempo, no qual eles ainda têm valor para o consumidor; Limitações de qualidade: Os produtos e serviços devem ter conformidades aos dados limites de tolerância projetados para o produto ou serviço.

A Importância de planejamento e controle da produção

Hoje em dia o planejamento e o controle da produção, são muito importantes para uma organização para que ela seja produtiva, para satisfazermos o mercado e nossos clientes, pois em qualquer operação, requer planos e controle para que nossos objetivos sejam alcançados no prazos e principalmente, a qualidade dos produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente no que diz respeito ao projeto da operação produtiva, devendo andar em sincronia o sistema em todas as suas etapas. Resumindo, planejar e controlar, nada mais é garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

RELATÓRIO

Vimos que o Planejamento de controle de produção e necessário e essencial dentro de uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.Aprendemos e percebemos que a previsão de algo inesperado que possa acontecer e as variáveis são constantes no dia-a-dia da empresa.As vezes as coisas estão em um rumo de produção, de repente um pedido fora do cotidiano de um cliente, ou um problema nas máquinas, faz com que aquele cronograma seja mudado de algum modo, para que possamos atende-lo, claro que devemos trabalhar dentro de nossa expectativas e condições da empresa, de poder ou não atender naquele momento.

O PCP é utilizado para diminuirmos custos logísticos, prazo, estoque, suprir a demanda do mercado, minimizar o quantos pudermos os gastos, na empresa.Quanto menor os gastos, tanto com funcionários, maquinários, estoque e locomoção, maior será o lucro da empresa.Temos que ter uma equipe preparada e equipamentos adequados para suprir a demanda, pois nossos clientes querem preço menor e agilidade na entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com