TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Programação Estruturada

Trabalho Escolar: Atps - Programação Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

Atps - programação estruturada

Introdução

Com a ATPS de Programação Estruturada II, temos como objetivo:

Capacidade de com as bases nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software

Capacidade para identificar, analisar, documentar, solucionar problemas e necessidades passível de solução via computação.

Capacidade para o desenvolvimento de pesquisas cientifica e tecnológica

Saber conciliar teoria e pratica

Desafio

O desafio presente nesta ATPS é fazer com que adquirimos a experiência com o ciclo complemento de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console), sabemos que muitos programas de computador do tipo “Console” são utilizados todos os dias.

A plataforma Linux, utiliza este tipo de console quase que incorporada à estrutura do próprio Sistema Operacional já no Sistema Operacional Windows, os aplicativos de console são simples em interface, mas desempenham tarefas muitas vezes sofisticadas,

O objetivo desta atividade é motivar o aluno a adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console). Este ciclo utilizará os conceitos apresentados na disciplina de algoritmos; apresentará um exemplo de organização e de documentação de código fonte; exigirá uma organização funcional do código baseado em estruturas modulares; por fim, o aluno implementará um software de linha de comando com opções de parâmetros na chamada do programa.

O Problema

Esta atividade concentra esforços no desenvolvimento de um programa que permita contar linhas de código fonte desenvolvida em Linguagem C ou C++. A estrutura sugerida permitirá a sua adequação para outras linguagens.

O Desafio

Partido do exemplo anterior de contagem simples de linhas de um arquivo texto, o desafio desta tarefa tem início ao se querer determinar o número de linhas do código que são comentários formatados segundo a sintaxe da Linguagem C/C++.

Objetivo do Desafio:

O objetivo da ATPS é adquirir experiência com o ciclo completo de desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console).

Etapa 01

Esta atividade é importante para você compreender os requisitos do problema e determinar uma organização inicial do código fonte que permita o desenvolvimento de uma solução

Passo 01

Ler atentamente o desafio e os conceitos de contagem de linhas.

Identificar os dois tipos principais de comentários possíveis em linguagem C: comentário de uma linha apenas, que começa com “//”; e comentários multi-linhas determinado por “/*” e “*/”.

APRESENTAR O QUE FOI SOLICITADO

Passo 02

Analisar o problema e fazer sugestões de como organizar o código em uma função principal (main) e outra função que fará a contagem das linhas dado como parâmetro o nome do arquivo a ser pesquisado. Pode-se chamar esta função de ccRun.

Observação: ao utilizar o prefixo “cc” (de Code Count), ou qualquer outro que o aluno achar conveniente, facilita-se a integração do código desenvolvido nesta tarefa com outras que o programador venha a achar necessário no futuro.

O módulo principal foi denominado MainCodeCount e um módulo auxiliar com funções de auxílio ao principal chamado LibCodeCount. Ao mesmo tempo, foram projetadas duas funções, conforme a orientação anterior. Os cabeçalhos e os nomes dos arquivos os quais conterão o código fonte são apresentados na Figura 2.

Arquivo MainCodeCount.c

int main(int argc, char *argv[])

{...

}

Arquivo LibCodeCount.h

void ccRun(char* file, int* nLines, int* nLinesComment, int* nLinesEmpty,

int noComment, int silent);

Arquivo LibCodeCount.c

void

ccRun(char* file, int* nLines, int* nLinesComment, int* nLinesEmpty,

int noComment, int silent);

{...

}

APRESENTAR O QUE FOI SOLICITADO

Passo 03

Estudar a modularização proposta. O código deve seguir a organização sugerida nesta atividade, ou seja, tem que possuir pelo menos dois módulos: um principal e outro auxiliar. Não será aceito na avaliação desta etapa a apresentação de apenas um arquivo de código fonte (arquivo.c).

APRESENTAR O QUE FOI SOLICITADO

Passo 04

Entregar o código fonte formado por dois módulos que contenham a função principal e uma função auxiliar para o cálculo do número de linhas, considerando as opções fornecidas nesta etapa.O código desenvolvido para a conclusão deste passo encontrasse em anexo, titulado como Anexo 01

APRESENTAR O QUE FOI SOLICITADO

Etapa 02

Esta atividade é importante para você entender a passagem de parâmetros para um programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com