TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Relações Sindicais

Trabalho Universitário: Atps Relações Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

1- INTRODUÇÃO:

A Evolução do Sindicato no Brasil esta ligada diretamente a transformação da economia. As mudanças das últimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho em praticamente todos os países. Observou-se uma redefinição das relações de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única e inexorável forma de inserção produtiva e de inclusão social.

As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos, e construindo, em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical.

Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes.

É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente.

O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores. 

1.2 RESUMO DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO

O Direito do Trabalho existe pela necessidade de disciplinar, por meio de normas de diversas naturezas, o trabalho, que constitui o principal valor da ordem econômica e social. Além disso se fez necessário disciplinar a relação de trabalho por ter sido o trabalhador estigmatizado ao longo da história da humanidade como sendo parte inferior nesta relação. O trabalho é o fundamento da humanidade, é o objetivo de todos, seja qual for a classe social, a cultura, a localidade onde reside. Os seres humanos têm como maior medo a falta de trabalho, fator que nos dias atuais vêem preocupando as economias de todo o mundo, demonstrando sua importância para as relações sociais e a sustentabilidade da economia de uma nação e das demais nações que, a cada vez mais, dependem simultaneamente uma das outras em um mundo globalizado onde o trabalho já não mais influencia uma localidade isolada, mas o trabalho que se realiza aqui se reverbera nos mais distantes lugares do planeta.

Trabalho é toda ação, ou todo esforço, ou todo desenvolvimento ordenado de energias do homem, sejam psíquicas, ou sejam corporais, dirigidas com um fim econômico. Assim, qualquer que seja a sua natureza, e qualquer que seja o esforço que o produz, o trabalho se reputa sempre um bem de ordem econômica, juridicamente protegido. São características do Direito do Trabalho: a sociedade, a hiperatividade, a justiça social, a distribuição da riqueza e o fato de ser coletivista.

As principais divisões do Direito do Trabalho são: direito individual do trabalho, direito coletivo do trabalho, direito administrativo do trabalho, direito internacional do trabalho, direito ambiental do trabalho e direito processual do trabalho.

Observa-se que o direito do trabalho goza de autonomia, que se revela pela sistematização dos seus institutos, formação de princípios jurídicos próprios, existência de legislação peculiar, inserção da matéria no currículo dos cursos jurídicos e pela instituição da justiça do trabalho. Advém, daí, a autonomia sob os aspectos doutrinário, curricular, normativo e judiciário.

O direito do trabalho tem como função ser um instrumento de intervenção do Estado para o bem de toda a sociedade que, sob sua tutela, goza hoje da tão necessária proteção trabalhista, o qual baseado nos fundamentos legais cumpre seu papel, fato este ausente em outros tempos da história do Brasil e da humanidade.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 Apresentação da Empresa

Nome: Supermercado J. Paulino

Localização: Avenida Castro Alves, 2078 – Jd. Cascata, Marília-SP

Segmento: Vendas

Porte: Médio

Quantidade de funcionários: 95(noventa e cinco)

Produtos que comercializa: gêneros alimentícios

Missão: Comercializar produtos e serviços no ramo supermercadista, gerando empregos, arrecadações, lucros e desenvolvimento social e econômico.

Valores:. Ética Profissional ,Respeito, Honestidade e Humildade

Justificativa da escolha da empresa: por ser uma empresa que atua no setor de vendas contribuindo para o crescimento do município gerando vários empregos, pela qualidade de seus serviços e satisfação dos consumidores.

2.2 Produtos que comercializa: gêneros alimentícios e artigos de higiene pessoal, limpeza e beleza, frios, carnes, pães, hortifruti e congelados.

O Supermercado J. Paulino ainda conta com um serviço de entrega à domicílio em um raio de 100km sem custos adicionais para os seus clientes. E também conta com uma área chamada de espaço kids com monitores treinados para cuidar das crianças enquando os pais fazem as suas compras com comodidade e tranqüilidade.

2.3 A Empresa Supermercado J.Paulino é representada pelo Sindicado de Comércio e Varejista do estado de São Paulo . A função social do sindicato é ser a voz da categoria nas negociações entre empresa e empregado. Nessas negociações são criadas e aperfeiçoadas muitas normas trabalhistas, quanto mais representativos, mais poder de barganha o sindicato tem.

Mas, a luta dos sindicatos por melhores salários e emprego ainda continua, o que tem mudado é a forma de lutar. Existem momentos em que é mais fácil fazer greve, em outros a melhor saída. é reivindicar outros tipos de acordos e benefícios, já que função dos sindicatos dos trabalhadores é unir forças para manter a relação entre a empresa e o empregado equilibrada, negociar a manutenção dos direitos conquistados e a promoção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com