TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RELAÇÕES SINDICAIS

Monografias: ATPS RELAÇÕES SINDICAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS - RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇOES TRABALHISTA

Tutora a Distancia Bruna

Ana Paula Bressani de Oliveira Facini R.A 3815638592

Ariane da Paz Ribeiro Filigoi R.A 4346836563

Elisa Nalon da Silva Zombardi R.A 3808618021

Fabiana Dias Rocha R.A 3870757182

Renata Stefanini R.A 3870757655

VALINHOS / SP

2013

Sumário

1. Introdução 3

2. Desenvolvimento 4

2.1. Qual o nome, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários da empresa criada? 4

2.2. Quais são os produtos ou serviços produzidos ou comercializados da empresa? 5

2.3. Qual o sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa? 5

2.4. Existe Acordo Coletivo vigente entre a empresa e o Sindicato? Esta sendo aplicado pela empresa? 5

2.5. Existe Convenção Coletiva vigente? Ela esta sendo aplicada pela empresa? 6

2.6. Quais as sugestões de melhorias que proporcionaram modificações nas condições de trabalho e aumento de autoestima dos empregados, alem de resultar, para a empresa, maior lucratividade em decorrência do aumento de produção dos funcionários? 11

2.7. Como tirar proveio das leis trabalhistas e as convenções coletivas em uma visão estratégica? 12

3. Considerações Finais 12

4. Referências Bibliográficas 13

1. Introdução

A sociedade brasileira sempre sofreu por estar atrás dos outros países em vários aspectos, principalmente em relação ao direito do trabalho. A sociedade começa a se juntar formando o que viria a ser os primeiros sindicatos brasileiros.

As primeiras normas trabalhistas surgiram no país a partis da ultima década do século XIX, caso do Decreto nº 1.313, de 1891. Em 1912 foi fundada a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT), durante o 4º Congresso de Operários Brasileiro. A CTB tinha o objetivo de reunir as reivindicações operárias tais como: jornada de trabalho de oito horas, fixação do salário mínimo, indenização para acidentes, contratos coletivos ao invés de individuais, dentre outros.

A política trabalhista brasileira toma forma após a Revolução de 30 quando Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho Indústria e Comércio. A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de direitos do Trabalho no Brasil, assegurando a liberdade sindical, salário mínimo, repouso semanal remunerado, férias anuais remuneradas, proteção do trabalho feminino e infantil.

A necessidade de reunir as normas trabalhistas em um único código abriu espaço para a CLT criada em 1943. Entre os anos de 1940 e 1953, a classe operária duplicou seu contingente, aos poucos também iam nascendo os sindicatos rurais.

Após de anos sofrendo cassações, prisões, torturas e assassinato, em 1970 a classe trabalhadora vê surgir um novo sindicalismo concentrado no ABCD paulista. Com uma grande greve em 1978, os operários de São Bernardo do Campo SP desafiaram o regime militar e iniciaram uma resistência que se estendeu por todo o país.

Após anos de ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram reestabelecidas. A constituição de 1988 institui, por exemplo, a lei nº 7.783/89, que restabelecia o direito de greve e a livre associação sindical e profissional.

2. Desenvolvimento

2.1. Qual o nome, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários da empresa criada?

A Recicladora Renova Ltda ME é uma empresa do ramo de comercialização e processamento de resíduos recicláveis, vem se profissionalizando neste segmento gerindo os materiais comercializados de acordo com a legislação ambiental vigente e de forma ecologicamente correta, atuando no mercado de reciclagem desde junho de 2000, situada a Rua Ernesto Vonzuben 310 na cidade de Valinhos SP.

Cada ser humano produz por dia em média 5 kg de lixo, se somarmos a produção mundial temos resultados assustadores. No Brasil e no mundo o trabalho em torno de reciclagem tem se tornado muito grande e eficaz, nunca se produziu tanto lixo, isso se dá pelo aumento do poder aquisitivo da população, ainda mais se considerado os tipos de embalagens que se utiliza para acondicionar os alimentos, bebidas, etc.

O trabalho das empresas recicladoras e a devida divulgação através de propaganda na mídia, informando e orientando a população dos danos causados ao meio ambiente, tem amenizado um pouco o impacto já causado, poupando o meio ambiente e contribuindo para o bem estar da sociedade no futuro.

Alguns benefícios da reciclagem tais como, economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, a diminuição dos impactos ambientais e entre outros.

No inicio contávamos com a colaboração de 10 funcionários hoje com o aumento na demanda de matérias a serem separados para a reciclagem e a maior conscientização da população quanto à importância de separar o lixo reciclável do lixo orgânico, o quadro de funcionários é de 50 pessoas.

Visão

Oferecer oportunidade de cidadania aos cooperados e uma sociedade mais comprometida com as pessoas e o meio ambiente.

Missão

Despertar entre os colaboradores e o cliente o sentimento de solidariedade e do objetivo comum.

Desenvolver os colaboradores para a satisfação do bem comum aproveitando os dons e talentos de cada um.

Contribuir para a preservação do meio ambiente.

Valores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com