TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Segurança Saude Do Tranbalho

Artigos Científicos: Atps Segurança Saude Do Tranbalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este projeto se baseia em uma pesquisa na área de higiene, saúde e segurança do trabalho. Detalharemos as legislações e as normatizações específicas para garantir as condições adequadas, prevenindo assim a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças profissionais.

Para dar inicio à política de Higiene, Saúde e segurança do Trabalho são necessários ter o conhecimento de todos os processos, características e os equipamentos utilizados na organização para desenvolver.

É prioridade identificar os perigos para prever os potenciais danos com o acompanhamento especializado para analisar e dar ênfase a essa tarefa. Um aspecto muito importante é que sempre que ocorrer alguma doença, lesão, acidentes ou incidente a empresa tem que fazer o relato a organização pertinente para verificar onde e como surgiram os riscos.

DESCRIÇÃO DOS FUNCIONARIOS

Estas descrições dos funcionários fornecem subsídios para o desenvolvimento ergonômico, adaptando as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho.

• Quadro 1: Cargos da Pizzaria

• Cargos Quantidade de funcionários

• Gerente 1

• Monitor para o espaço kids 1

• Recepcionista (hostess) 1

• Telefonista 1

• Segurança 1

• Sócios 1

• Caixas 2

• Funcionários da limpeza 3

• Lavadores de louça 3

• Funcionários administrativos 4

• Entregadores (moto boy) 4

• Cozinheiros 5

• Garçons e garçonetes 10

• Total 37 pessoas

DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO EMPREENDIMENTO

Estas informações são importantes para a implantação do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) que gerenciará os fatores de riscos ocupacionais.

O imóvel possui dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar por escada e tem capacidade de 300 lugares; espaço para eventos; espaço kids (playground) e estacionamento.

INSTALAÇÕES DA PIZZARIA MAQUINAS E EQUIPAMENTOS

• Forno a lenha 1

• Fogão industrial 1

DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO:

Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

É fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, zelando pela saúde e bem estar da equipe, para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, como: indenização, custas médicas, etc.

Para evitar tais desabonos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas).

Os colaboradores que estão mais expostos à acidentes na pizzaria são: cozinheiros, motoboys, lavadores de louças, manobristas, segurança, funcionários de limpeza, garçons, monitor, etc.

Para evitar acidentes de trabalho, o empreendedor deve tomar algumas medidas. No ambiente de trabalho existem inúmeras situações de risco que variam conforme a natureza da atividade, o processo produtivo, as medidas de controle existentes, etc.. Assim, os profissionais da área juntamente com os trabalhadores devem realizar a análise dos fatores de risco existentes no local de trabalho da pizzaria.

O QUE O EMPREENDEDOR DEVE FAZER PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO EM SUA PIZZARIA

A diversidade de funções na pizzaria exige um estudo apurado dos cargos para que se possam identificar os aspectos ergonômicos e de segurança relacionados a cada atividade desenvolvida e, a partir de então, aplicar políticas de segurança adequadas.

Devem ser considerados os tipos de esforços aos quais os funcionários estão submetidos, o período de execução de suas tarefas, repetição de movimentos e os riscos existentes com a exposição ao calor, frio, contato com produtos químicos transporte de cargas e exposição a locais altos. Sob esta ótica a equipe de segurança do trabalho desenvolve e aplica o plano de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho dos trabalhadores (subitem 17.1.2 da NR-17).

A medicina do trabalho deve fazer parte do planejamento complementando os meios de prevenção, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de responsabilidade da empresa (NR-6) e de uso obrigatório pelos empregados, devem ser desenvolvidos de acordo com as normas do INMETRO e às necessidades de segurança na execução do trabalho. É viável a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com no mínimo dois membros responsáveis por promover e divulgar a observância das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com