TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sgbd

Monografias: Atps Sgbd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 2

Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Arquivos texto

Vantagens - Menor investimento, facilidade de treinamento para o usuário e resistência a mudanças,

Desvantagens - Redigitação - A mesma informação é digitada várias vezes, Inconsistências de dados, A responsabilidade por manter a sincronia entre as informações é do usuário, Redundância não controlada de dados, Inconsistência e Redundância de Dados, Dificuldade de Acesso aos Dados, Isolamento dos Dados, Problemas com Integridade, Problemas de atomicidade, Anomalias no acesso concorrente, Problemas de Segurança

Sgbd

Vantagens - Com ele é possível gerenciar o acesso, manipulação, segurança e organização dos dados. É possível incluir, alterar, excluir ou simplesmente consultar informações, gerenciamento de entrada e saída de arquivos e dados, flexibilidade, acesso múltiplo, integridade da informação, melhor gestão de informação.

Desvantagens - custo mais elevado, Segurança pois Mesmo com salvaguardas no lugar, pode ser possível para alguns usuários não autorizados acessem o banco de dados,exige profissionais mais qualificados para o manuseio do mesmo.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades a seguir:

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

Modelo de doados é o desenho lógico de como os dados serão armazenados dentro de um banco de dados. Esta metodologia consiste na criação de tabelas e relacionamentos entre as mesmas, bem como a definição de regras de integridade.

Partes das regras de negócios já são aplicadas dentro de banco de dados e é na modelagem que elas são definidas.

Ela tem o objetivo de incluir dados em uma estrutura que possibilite transformar os dados originais em saídas como formulários, relatórios transacionais ou analíticos, etiquetas ou gráficos e para tanto deve focar qual o tipo de aplicação que será rodado no banco de dados.

2. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

o modelo hierárquico : os dados são classificados hierarquicamente, de acordo com uma arborescência descendente. Este modelo utiliza apontadores entre os diferentes registros. Trata-se do primeiro modelo de SGBD. Apresenta como vantagens a simplicidade de processamento e o uso natural para organizações hierárquicas de dados.

O sistema comercial mais divulgado no modelo hierárquico foi o Information

Management System da IBM Corp(IMS).

O modelo rede : como o modelo hierárquico, este modelo utiliza apontadores para os registros. Contudo, a estrutura já não é necessariamente arborescente no sentido descendente. Inicialmente apresentado no relatório do grupo de trabalho CODASYL (Conference on Data Systems Language), em 1971, sendo chamado de modelo DBTG (Data Base Task Group). Foi revisado em 1978 e 1981.

Apresenta como características os dados organizados em vários tipos de registros e tipos de sets (estabelecem os relacionamentos) e um problema de estratégia de acesso aos registros “filhos”.

Construir um relacionamento M:N entre A e D. O gerenciador Data Base Task

Group (DBTG) da CODASYL (Committee on Data Systems and Languages) estabeleceu uma.

Norma para este modelo de banco de dados, com linguagem própria para definição e

Manipulação de dados.

o modelo relacional (SGBDR, Sistema de gestão de bancos de dados relacionais) : os dados são registrados em quadros duas dimensões (linhas e colunas). A manipulação destes dados faz-se de acordo com a teoria matemática das relações. Introduzido por E.F. Codd, em 1970, possui como características: base de dados visualizada como um conjunto de tabelas, cada uma representando uma relação; relacionamentos representados por valores de dados; simetria nas consultas; várias linguagens definidas (álgebra relacional, DDL e DML em SQL). É uma desvantagem do modelo relacional a representação não natural de objetos complexos. Introduzido por E.F. Codd, em 1970, possui como características: base de dados visualizada como um conjunto de tabelas, cada uma representando uma relação; relacionamentos representados por valores de dados; simetria nas consultas; várias linguagens definidas (álgebra relacional, DDL e DML em SQL). É uma desvantagem do modelo relacional a representação não natural de objetos complexos.

O modelo relacional, tendo por base a teoria dos conjuntos e álgebra

relacional, foi resultado de um estudo teórico realizado por CODD[1]2.

3. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo.

para a resolução do problema encontrado e levando em consideração todos os modelos de dados existente define-se o modelo hierárquico. Esta escolha se deve ao fato de hierarquia apresentada no armazenamento das informações e a utilização de palavras chaves repetitivas e atributos nas entidades, o que facilitaria o armazenamento e a consulta no sistema SGBD.

4. Definir “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

O esquema de um sistema de banco de dados é uma estrutura descrita em uma linguagem formal suportada pelo sistema de gerenciamento de banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com