TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps circuitos lógicos

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

Nomes dos Componentes:                                 RA

Douglas Dias Silva dos Reis        6805399887

Fabio Henrique da Silva             6696390479

Francisco Henrique Rodrigues                                                 6814005820

Thiago Rodrigues             6816441051

Unidade: Anhanguera        Curso: Engenharia Elétrica

Nome Professor: Michel

Guarulhos, 31 de março de 2015.    

[pic 2][pic 3]


Circuitos Lógicos

Disciplina: Atividade Práticas Supervisionadas

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Circuitos Lógicos apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação no primeiro bimestre, sob orientação do professor Michel.

Anhanguera Educacional

2015

Índice

Introdução......................................................................................................4

Etapa 1...........................................................................................................5

Passo 1..........................................................................................................5

Passo 2..........................................................................................................6

Passo 3..........................................................................................................7

Passo 4.........................................................................................................10

Introdução

O trabalho a seguir trata-se diferenças dos circuitos analógicos e digitais, focando nos conceitos introdutórios de sistemas analógico-digitais e representações numéricas, bem como estudar as regras das conversões entre bases, buscar informações sobre as lógicas das operações aritméticas e o funcionamento do elevador e os mecanismos de controle utilizados no seu funcionamento.

Etapa I

Passo 1

Pesquisar sobre as diferenças dos circuitos analógicos e digitais, focando nos conceitos introdutórios de sistemas analógico-digitais e representações numéricas.

Na eletrônica utilizamos dois tipos de sistemas, digitais ou analógicos, e a diferença entre eles pode ser exemplificada com a comparação entre uma escada e uma rampa, em uma rampa podemos estar em inúmeros pontos enquanto subimos, por outro lado em uma escada podemos estar apenas em um degrau de cada vez, nesse exemplo a rampa representa um sistema analógico e a escada um sistema digital.

Simplificando o sistema analógico pode variar indefinidamente dentro de um intervalo, já o sistema digital trabalha com intervalos definidos e constantes.

Os sistemas digitais são em geral tem mais vantagens do que o analógico, como por exemplo, o fato de serem mais fáceis de ser projetados, fácil armazenamento de informação, Maior precisão e exatidão e etc.

Porém a maior desvantagem de um sistema digital com relação a um analógico é o fato de o mundo ser basicamente todo analógico, exemplo disso e a temperatura, pressão, velocidade posição entre outros.

Por isso precisamos converter uma medida de analógica para digital e depois de trabalhar com os valores, converter novamente a medida de digital para analógica.

O sistema digital trabalha com mais frequência com sistema binário, que conforme será mostrado mais adiante, dispõe de um universo de apenas dois dígitos.

Passo 2 (Equipe)

Estudar as regras das conversões entre bases.

Existem alguns tipos de sistemas numéricos como o octal, decimal, binário, hexadecimal, que podem ser convertidos entre si através de alguns métodos específicos. Daremos ênfase na conversão de binário para decimal e vice-versa, pois é o mais trabalhado na eletrônica digital e, portanto de maior importância para a disciplina. Para realizar a conversão utiliza-se o método de divisão repetida. Para converter, por exemplo, o número decimal 1985 em binário deve-se fazer o seguinte: 1. Dividir o número decimal por dois. Caso o resultado seja exato, aquela divisão terá resto zero, se não for exato terá resto um. 4 2. Deve-se dividir o número até que o quociente da divisão seja igual a zero. Os passos são exemplificados na tabela a seguir:

Divisão

Quociente

Resto

1985/2

992

1

992/2

496

0

496/2

248

0

248/2

124

0

124/2

62

0

62/2

31

0

31/2

15

1

15/2

7

1

7/2

3

1

3/2

1

1

1/2

0

1

Observe que o resultado é obtido juntando o resultado da última para a primeira divisão, ou seja, de baixo para cima, onde o resultado é o seguinte número binário: 11111000001. Outra forma desta conversão (mais prática) é ir subtraindo o número em decimal das potências de base 2 até dar 0. Subtraia da maior potência de base 2 possível. Deve se marcar 1 quando você efetua a subtração, e 0 no restante (os zeros à esquerda devem ser desprezados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com