TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fisica II

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE JOINVILLE I

ENGENHARIA MECÂNICA– 3ª FASE

HUDSON CARLOS DOS SANTOS- RA: 8488192993

NATAN BRUNO CARDOSO – RA: 8409113418

EDUARDO NUNES CARDOSO- RA: 9911147378

FÍSICA 2

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROF. RUDNEI MACHADO

JOINVILLE

ABRIL
2015


INTRODUÇÃO

Nesta atividade prática supervisionada iremos analisar o comportamento de transportes verticais, com ênfase principal nos elevadores residenciais, que são usados para transporte de pessoas e pequenas mudanças.

O elevador é um dispositivo de transporte em sentido vertical. Desde 1500 a.c. os egípcios já o utilizavam para elevar as águas do rio Nilo, através de tração animal e humana. Em 1853, com a ajuda da Revolução Francesa o americano Elis Graves Otis inventou o primeiro elevador de passageiros; Eles eram extremamente lentos, onde o passageiro levava até 2 minutos para alcançar o oitavo andar de um prédio. Atualmente, encontramos elevadores que chegam à velocidade de 550m/min.

Os elevadores de passageiros são utilizados diretamente em condomínios residenciais, comerciais, hospitais, empresas, restaurantes. Para e projeção desses elevadores, fazemos uso de diferentes cálculos e estudos, que determinarão a velocidade do elevador e o número de passageiros. Essa analise é chamada de calculo de tráfego e é usada principalmente para determinar qual o elevador ideal para determinado local.

Temos como principal desafio dessa atividade, dimensionar a potência de um elevador de transporte de pessoas e elaborar o cálculo de tráfego do mesmo, dentro de suas normas com o uso das leis de Newton, iniciando com o diagrama de corpo livre.


ETAPA

Passo 1 e 2.

Os diferentes tipos de elevadores para pessoas.

Atualmente, os elevadores facilitam a vida das pessoas tornando o seu dia a dia mais prático, e novas e eficientes técnicas permitiram desenvolver equipamentos de vários tipos e modelos, com valores mais baixos e características próprias

Encontramos dois tipos de elevadores que são os mais utilizados em residências e para o transporte de pessoas ou pequenas mudanças. São os hidráulicos e os elétricos que podem também ser chamados eletromecânicos e também os elevadores á vácuo que ainda são pouco conhecidos e menos usados.

  • Elevador Hidráulico

O elevador hidráulico, é movido por um pistão que fica abaixo, ao fundo ou ao lado da cabine do equipamento, que se move e usa o mesmo principio de movimento de elevadores que carro que vemos em postos de gasolina. Nos dois aplica-se o Principio de Pascal. Ele foi o primeiro a ser usado em residências mas está perdendo espaço por serem lentos e com maiores ruídos, além de precisarem da construção da “casa de máquinas”, tornando sua instalação mais cara e difícil.

  • Elevador Elétrico ou Eletromecânico

O primeiro elevador elétrico foi construído por Werner von Siemens em 1880 e hoje é o tipo de elevador que mais vem sendo usado para o transporte vertical de pessoas. Ele é constituído da cabina com seus comandos internos, fiações, guias e cabos que são tracionados para subir e descer, e contrapeso. Com a evolução da tecnologia, já encontramos modelos que não necessitam da chamada “casa de maquina” oque facilita muito sua instalação, além de serem mais rápidos e baratos que os outros.  


  • Elevador á vácuo

Este equipamento suga o ar, causando uma diferença de pressão fazendo o equipamento subir. Já na descida usa-se apenas a força da gravidade, aliviando a saída de ar. É uma tecnologia extremamente nova, onde seus primeiros exemplares começaram a ser vendidos no final da década de 90. Por mais que tenham uma rápida e fácil instalação, esse tipo de elevador ainda é pouco usado pelo seu alto custo.


PASSO 3

As normas são as guias que definem requisitos de segurança para uma construção e instalação de elevadores, em seus diversos seguimentos:

207:1999- Elevadores elétricos de passageiros. Esta norma especificada as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos instalados permanentemente servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no Máximo 15º com a vertical.

NM 267:2002- Elevadores hidráulicos de passageiros. Esta norma especifica as regras de segurança para construção e instalação de elevadores hidráulicos novos, instalados permanente, servindo pavimentos definidos, tendo uma cabina projetada para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos ou por um ou mais pistões e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15º com a vertical.

NBR 313:2007- Elevadores para transporte de pessoas portadora de deficiência. Esta norma especifica os requisitos para o acesso e uso seguro independente de elevadores por pessoa, incluído pessoas deficientes.

NM 196:1999- Elevadores de passageiros e monta-carga – Guias para carros e contrapeso – perfil T. Esta norma especifica tipos e qualidades, características dimensionais e tolerância e o acabamento superficial para guias padronizadas e suas telas de junção.

NBR 5665- Calculo tráfego em elevadores. CT - capacidade de transporte dos elevadores em um intervalo de 5 minutos, e o IT – Intervalo de trafego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com