TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automacao Industrial

Monografias: Automacao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  6.638 Palavras (27 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 27

Resumo

DESCRITIVO DO SISTEMA DE COMBATE

A área industrial está cada vez mais complexa, com isto surgiu a necessidade da implantação de um sistema de combate a incêndio que fosse além do convencional, pois o ser humano já não seria o suficiente para lidar com o incêndio sem o auxilio da tecnologia. Com isto surgiu o sistema de detecção e combate automático a incêndio, um sistema inteligente capaz de executar todo o procedimento de alarmes e extinção do fogo sem colocar em risco a vida de pessoas.

Mediante disso temos todo um conjunto de equipamentos e softwares capazes de executar esta tarefa da forma ágil e eficaz, sem perda de equipamentos e vidas, o que será descrito de forma individual neste artigo, dando uma explanada bem concisa da finalidade de cada equipamento no sistema.

Palavras Chave: Incêndio, detecção, combate, equipamentos.

Introdução

Um principio de fogo pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar, referindo-se a área industrial é ainda maior devido a grande quantidade de agentes combustiveis presentes. Por este motivo tornou- se necessário a implantação do sistema de monitoramento destes eventos, Existem hoje no mercado várias empresas que atuam neste setor, o sistema descrito neste artigo trata-se de equipamentos da empresa Honeywell, uma multinacional líder no mercado de automação residencial e industrial.

Objetivo

Descrever o funcionamento e os equipamentos do sistema de detecção e combate automático de alarmes de incêndio da marca Honeywell.

DESCRITIVO GERAL

O sistema de detecção alarme e combate autómatico de incêndio da Honeywell do Brasil tem como objetivo monitorar os detectores de fumaça pontuais, detectores por aspiração VESDA®, detectores de temperatura, acionadores manuais, acionadores de combate, chaves de bloqueio, válvulas de dilúvio e sprinkler, comando de anunciadores áudio visuais e sistema de extinção FM-200. O sistema funcionará da seguinte forma:

Através do alarme dos detectores pontuais e de aspiração, instalados em um determinado local acionará automaticamente o sistema de combate;

A informação dos alarmes será reportada imediatamente a central de incêndio, localizada em um local especifico, onde será possível verificar a descrição e endereço do ponto alarmado;

Todos os eventos serão reportados para um software supervisório, que fica situado na sala dos bombeiros onde o operador poderá verificar, em tela gráfica, a posição do equipamento alarmado.

CENTRAL INCÊNDIO

Fig1. Central de incêndio

A central XLS-140-2 possui as seguintes características:

1 a 02 laços (SLC) endereçáveis e independentes em classe A ou B.

Até 159 detectores (qualquer combinação de detectores fotoelétrico, térmico, iônico, laser...) e 159 módulos (monitor, controle, relé...) por laço.

Suporta os seguintes dispositivos de campo: detectores térmicos; termovelocimétricos; fotoelétricos, detectores de fumaça de alta sensibilidade pontuais a laser; de fumaça e temperatura (multisensor); acionadores manuais, módulos monitores e módulos de controle, sinalizadores audiovisuais, etc.

Testa, automática e periodicamente, a funcionalidade e a sensibilidade de cada um dos detectores, atendendo as exigências da norma NFPA 72.

Opção de rede – suporta centrais XLS-140-2, XLS-3000 e NCA-2.

Informações de alarme, trouble, segurança e supervisão.

Armazena em memória não volátil 800 eventos gerais e mais 200 alarmes.

A consulta ao arquivo histórico pode ser filtrada, classificando o tipo de evento e a sua ocorrência por hora, data e endereço no laço SLC.

Possui 10 zonas de programação de supressão/combate automáticos.

Lógicas de laço cruzado, tempo de retardo, aborto e seqüências de aviso.

Disponibiliza como ferramenta de software, de 20 equações lógicas (matriz causa/efeito), para a execução de configurações mais complexas.

Verifica todos os dispositivos do laço de controle em menos de 2 segundos.

Ativa todos os módulos de comando em até 3 segundos.

Display LCD com backlit e 80 caractéres (02 linhas x 40 caracteres).

32 caracteres para descrição de ponto.

Visualiza no “display” frontal do painel diversas situações distintas, a saber:

o Alarmes;

o Pré-Alarmes;

o Falhas;

o Supervisão (exemplos: estado de pressostatos, posição de válvulas);

Possuem uma porta RS-232, para a conexão de uma impressora matricial opcional.

Possui uma porta RS-485, para conexão opcional de até 32 anunciadores remotos.

Possibilita a interligação de até 102 painéis em rede, listada e certificada pelo UL, utilizando como meio físico: cabos de cobre ou fibra óptica.

Permite o inter-relacionamento de entradas e saídas de painéis distintos, ligados na mesma rede; ou seja: pode ser programado, em painéis da mesma rede, que um evento ocorrido em um dos painéis, gere a ativação de uma saída em outro.

Disponibiliza de recursos que permitem inserir em uma rede de painéis de detecção e alarme de incêndio, um subsistema de telefonia de emergência para bombeiros e brigadistas, hot line,

Programação On line via display ou Off line via software.

Aplicações registradas em memória Flash, eliminando a necessidade de trocar EPROM.

Opção Degraded Mode – em caso de falha da CPU o sistema é capaz de gerar alarme em caso de incêndio.

Verificação de alarme ou trouble por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com