TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Automação Industrial

Casos: Fundamentos De Automação Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  9.229 Palavras (37 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 37

Introdução

Os sistemas automatizados

A automação em nossas vidas

Em nosso dia-a-dia, estamos constantemente nos relacionando com sistemas automáticos, os quais foram criados basicamente para facilitar nossas vidas.

Convivemos com automação e quase nem notamos:

- Em casa : lavando a roupa numa lavadora automática; esquentando o leite das crianças em seu microondas; acionando o controle remoto para abrir o portão automático de sua garagem; lavando a louça do almoço de domingo na sua lavadora de louças automática, etc.

- Na rua: retirando dinheiro no caixa automático; sendo fotografado pelo sistema de controle de velocidade pelas ruas da cidade; usando os trens do metrô; fazendo compras com seu cartão de crédito, etc.

- No trabalho: registrando o seu ponto num coletor automático; programando um robô para fazer o trabalho pesado para você numa linha de produção; recebendo matéria-prima através de um sistema automático de transporte de carga; armazenando seu produto final num depósito automatizado; fazendo controle de qualidade através de sistemas de medição e aferição; controlando a temperatura de seu escritório ou de uma coluna de fracionamento de petróleo; acionando o sistema de combate a incêndios, etc.

- No lazer: pegando um refrigerante numa máquina automática ; caminhando numa esteira automática na sua academia; assistindo a um filme em seu videocassete; jogando videogame, etc.

Podemos dizer que nossa vida está cercada de automação por todos os lados. Nós mesmos somos um sistema automático e dos mais sofisticados!!

Nosso corpo é uma máquina composta de incríveis subsistemas autocontrolados:

• Visão;

• Digestão;

• Audição;

• Respiração;

• Equilíbrio;

• Movimentação;

• Entre outros.

Se pensarmos nos componentes básicos de um sistema automático:

• sensoriamento;

• comparação e controle;

• atuação.

Vemos que realmente nosso corpo é um prodigioso sistema de controle. Veja o caso do simples movimento de pegar um objeto. Usamos nossa visão (sensores) que envia ao cérebro sinais que possibilitam uma tomada de decisão (controle), o qual coordena e controla a ação dos movimentos do braço e da mão (atuadores).

Nesse mesmo processo, outros subsistemas estão envolvidos, sendo que outros "sensores" captam informações adicionais do tipo: textura, temperatura e peso, alimentando nosso "controlador" (cérebro) com dados que determinarão uma ação mais precisa de nossos "atuadores".

I- A automação

1. No meio produtivo

A automação, tão presente em nossas vidas, está presente também nos processos industriais, com o mesmo objetivo básico, que é facilitar os processos produtivos.

Quando falamos em facilitar os processos produtivos, estamos falando num sistema otimizado que é capaz de produzir bens com :

• menor custo;

• maior quantidade;

• menor tempo;

• maior qualidade.

Olhando por este aspecto, vemos que a automação está intimamente ligada aos sistemas de qualidade, pois é ela que garante a manutenção de uma produção sempre com as mesmas características e com alta produtividade, visando atender o cliente num menor prazo, com preço competitivo e com um produto de qualidade.

Pensando no meio ambiente, vemos também que a automação pode garantir o cumprimento das novas normas ambientais, através de sistemas de controle de efluentes (líquidos que sobram de um processo industrial), emissão de gases, possibilidade de uso de materiais limpos, reciclagem, etc.

Enfim, podemos afirmar que a automação tem papel de muita importância na sobrevivência das indústrias, pois garante a melhoria do processo produtivo e possibilita a competição nesse mercado globalizado, onde nosso concorrente mais próximo pode estar do outro lado do mundo!!

É importante que você entenda também que a automação veio para livrar o homem de :

• tarefas repetitivas;

• ambientes perigosos;

• ambientes insalubres;

• grande esforço físico.

A automação é capaz de manter o homem no domínio da situação no que se refere à produção industrial, porém numa posição mais confortável.

O homem, nessa situação, necessita cada vez mais usar o seu cérebro e cada vez menos seus músculos. Porém essa mudança faz com que os profissionais necessitem cada vez mais se especializar, buscando competências para o desenvolvimento de suas atividades. A reconversão, isto é, a adaptação a novos postos de trabalho e a qualificação profissional são condições primordiais.

O papel de preparar esse novo profissional é das escolas que deve contar com a apoio das indústrias, porém com a velocidade que ocorrem as mudanças tecnológicas, não é permitido ao profissional estar sempre num ambiente escolar para sua preparação. Então, o que fazer?

A conclusão que se chega é que o profissional cada vez mais terá que se autodesenvolver, provendo o seu próprio conhecimento, não só na área tecnológica, mas também em outras áreas, de modo mais amplo, como: economia, sociologia, comércio exterior, qualidade, relações humanas, meio ambiente, etc. A leitura de artigos em jornais, revistas ou até mesmo na Internet sobre temas da atualidade são importantíssimos para todos. A título de exemplo, leia o texto a seguir, presente no "site" do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, dentro de ações setoriais para o aumento da competitividade da indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com