TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Seminário: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO PROCESSOS INDUSTRIAIS

WILLIAN ANDRÉ DOS SANTOS SILVA - 306502011

PORTFÓLIO 1

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

WILLIAN ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

PORTFÓLIO 1

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Automação da Produção.

Prof. Fábio

Guarulhos

2013

Respostas

SÍNTESE:

OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO

Setores de produção e produto:

A manufatura ou produção pode ser definida como a aplicação de processos físicos e químicos na alteração da geometria.

Do ponto de vista econômico a produção se preocupa com a transformação de materiais em itens de maior valor.

A história da produção inclui tanto o desenvolvimento dos processos de fabricação como a evolução dos sistemas de produção necessários na aplicação do processo.

A História da Produção:

Os materiais e processos antecedem os sistemas em muitos milênios. Os sistemas de produção referem-se ao modo de organização de pessoas e equipamentos de maneira que a produção possa ser realizada de forma mais eficiente.

Os primeiros humanos encontraram ouro em forma tão pura na natureza que podia ser moldado com um martelo. É provável que o cobre tenha sido o primeiro metal extraído dos minérios, o que demandou a utilização da fundição como uma técnica de processamento. O ferro foi fundido pela primeira vez nesse período.

A fabricação inicial de utensílios e armas era mais como arte e moeda de troca do que como produção que conhecemos hoje em dia. A mudança começou na Inglaterra, onde uma serie de maquinas importantes foi inventada, a maquina a vapor começou a substituir a força animal, da água e do vento. Inicialmente esses avanços ofereceram vantagens significativas para a industria britânicaem relação as outras nações, mas a revolução acabou se espalhando por outros países europeus e pelos Estados Unidos.

Métodos de montagem fora utilizados em culturas antigas na confecção de navios, armas, ferramentas, utensílios de fazenda, maquinários, carroças, carrinhos mobília e vestuários. Os processos incluíam união de fio e corda, soldagem, rebitagem e pregagem. Por volta de época de Cristo foram desenvolvidas a soldagem e a colagem.

Setores de produção e Produto:

A produção é uma atividade comercial importante executadas por empresas que vendem produtos a clientes. O tipo de produção realizada por uma empresa depende dos tipos de produtos que ela faz.

Setores de produção: Um setor é formado por empresas e organizações que produzem e/ou fornecem bens e/ou serviços. Os setores podem ser classificados como primários, secundários ou terciários.

Setores primários são aqueles que cultivam e exploram recursos naturais, como agricultura e mineração. Setores secundários convertem os resultados da exploração do setor primário em produtos. A produção é a principal atividade dessa categoria, mas os setores secundários também incluem a construção e geração de energia. Os setores secundários constituem o setor de serviços da economia.

Nas indústrias de processo e nas de produto a produção pode ser divididas em produção continua ou produção por lote.

Produtos Manufaturados: Alem dos produtos finais, que costumam ser montados, existem empresas no setor cujo negócio é primeiramente produzir materiais, componentes e suprimentos para as empresas que fazem o produto final.

Assim sendo as indústrias de produção constituem em infraestrutura complexa, com várias categorias e camadas de fornecedores intermediários com os quais o consumidor nunca lida.

Operações de produção:

Os processos de produção podem ser divididos em dois tipos básicos:operações de processamento e operações de montagem.

Uma operação de processamento transforma um material de trabalho em um estado de completude para um estado mais avançado e que está mais próximo da peça ou produto desejado.

Operações de processamento usam energia para alterar a forma, propriedades física ou aparência de uma peça de modo a agregar valor ao material.

A energia pode ser mecânica, elétrica, química ou térmica e é aplicada de modo controlado por meio das máquinas e das ferramentas.

Outras operações de uma fabrica:

Outras atividades de operação em uma fabrica incluem armazenagem e manuseio de materiais, inspeção e testes e coordenação e controle.

Instalações de produção:

Uma empresa de produção tenta organizar suas instalações de maneira mais eficiente para cumprir a missão particular de cada fábrica. Ao longo dos anos, certos tipos de instalações de produção passaram a ser reconhecidos como a maneira mais apropriada de organizar o ambiente para determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com