TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Da Produção

Artigo: Automação Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROPOSTA

1. Elabore um texto contendo uma síntese do capítulo 02 do livro “Automação Industrial e Sistemas de Manufatura” (O seu texto deve contemplar os conceitos que estão sendo abordados nas questões de revisão, na página 38 do livro).

R: OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO

Do ponto de vista econômico a produção se preocupa com a transformação de materiais em itens de maior valor.

A história da produção inclui tanto o desenvolvimento dos processos de fabricação como a evolução dos sistemas de produção necessários na aplicação do processo.

A História da Produção:

Os primeiros humanos encontraram ouro em forma tão pura na natureza que podia ser moldado com um martelo. É provável que o cobre tenha sido o primeiro metal extraído dos minérios, o que demandou a utilização da fundição como uma técnica de processamento. O ferro foi fundido pela primeira vez nesse período.

A fabricação inicial de utensílios e armas era mais como arte e moeda de troca do que como produção que conhecemos hoje em dia. A mudança começou na Inglaterra, onde uma serie de maquinas importantes foi inventada, a maquina a vapor começou a substituir a força animal, da água e do vento. Inicialmente esses avanços ofereceram vantagens significativas para a indústria britânica em relação às outras nações, mas a revolução acabou se espalhando por outros países europeus e pelos Estados Unidos.

Método de montagem fora utilizados em culturas antigas na confecção de navios, armas, ferramentas, utensílios de fazenda, maquinários, carroças, carrinhos mobília e vestuários.

Setores de produção e Produto:

A produção é uma atividade comercial importante executadas por empresas que vendem produtos a clientes. O tipo de produção realizada por uma empresa depende dos tipos de produtos que ela faz.

Setores de produção: Um setor é formado por empresas e organizações que produzem e/ou fornecem bens e/ou serviços. Os setores podem ser classificados como primários, secundários ou terciários.

Setores primários são aqueles que cultivam e exploram recursos naturais, como agricultura e mineração. Setores secundários convertem os resultados da exploração do setor primário em produtos. A produção é a principal atividade dessa categoria, mas os setores secundários também incluem a construção e geração de energia. Os setores secundários constituem o setor de serviços da economia.

Nas indústrias de processo e nas de produto a produção pode ser divididas em produção continua ou produção por lote.

Produtos Manufaturados: Além dos produtos finais, que costumam ser montados, existem empresas no setor cujo negócio é primeiramente produzir materiais, componentes e suprimentos para as empresas que fazem o produto final.

Assim sendo as indústrias de produção constituem em infraestrutura complexa, com várias categorias e camadas de fornecedores intermediários com os quais o consumidor nunca lida.

Operações de produção:

Os processos de produção podem ser divididos em dois tipos básicos: operações de processamento e operações de montagem.

Uma operação de processamento transforma um material de trabalho em um estado de completude para um estado mais avançado e que está mais próximo da peça ou produto desejado.

Operações de processamento usam energia para alterar a forma, propriedades física ou aparência de uma peça de modo a agregar valor ao material.

A energia pode ser mecânica, elétrica, química ou térmica e é aplicada de modo controlado por meio das máquinas e das ferramentas.

Outra operação de uma fabrica:

Outra atividade de operação em uma fabrica incluem armazenagem e manuseio de materiais, inspeção e testes e coordenação e controle.

Instalações de produção:

Uma empresa de produção tenta organizar suas instalações de maneira mais eficiente para cumprir a missão particular de cada fábrica. Ao longo dos anos, certos tipos de instalações de produção passaram a ser reconhecidos como a maneira mais apropriada de organizar o ambiente para determinado tipo de produção.

Ele pode ser classificado em três faixas: produção baixa de 1 a 100 unidades;

Produção média: de 100 q 10000 unidades;

Produção alta: na faixa de 10000 a milhões de unidades.

Produção Baixa:

O tipo de instalação normalmente associado à faixa de quantidade de 1 a 100 unidade por ano é a unidade de produção por encomenda, que produz baixas quantidades de produtos especializados e personalizados.

Uma unidade de produção por encomenda deve estar organizada de modo a oferecer a maior flexibilidade possível para a variedade de peças e produtos encontradas. A fabrica costuma ser organizadas em layouts por processos.

Produção média:

Quando a variedade é intensa a abordagem tradicional é a da produção em lote, na qual, após a conclusão de um lote de determinado produto, as instalações são alteradas de modo a produzir um lote do próximo produto e etc.

O exemplo mais familiar da linha de fluxo de produção é a linha de montagem, associada a produtos como carros e eletrodomésticos. O caso da linha de fluxo de produção pura é aquele no qual não existem variações de produtos produzidos na linha.

Relação Produto/Produção.

As empresas organizam as instalações da produção e os sistemas de manufatura da maneira mais eficiente segundo os produtos que fabricam.

Quantidade produzida e variedade do produto:

A variedade intensa ocorre quando os produtos diferem substancialmente. A variedade leve acontece quando as diferenças entre os produtos são pequenas.

Complexidade do produto:

Temos s a complexidade de um produto produzido conforme o numero de componentes distintos. Para um componente fabricado, uma medida possível para a complexidade da peça é o numero de etapas de processamentos e necessários à sua produção.

Limitações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com