TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da eficiência dos pavimentos permeáveis na redução de escoamento superficial

Trabalho acadêmico: Avaliação da eficiência dos pavimentos permeáveis na redução de escoamento superficial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: DATA: 29/02/2014

DISCIPLINA: projetos integrados I

TITULO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS PAVIMENTOS PERMEÁVEIS NA REDUÇÃO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL.

INTRODUÇÃO

A ocupação urbana desenfreada através de áreas impermeáveis como telhados, passeios, ruas, estacionamentos outros altera as características de volume e qualidade do ciclo hidrológico.

O resultado tem sido enchentes urbanas e a degradação da qualidade das águas pluviais pois as águas não estavam sendo filtradas no processo de escoamento.

A drenagem urbana e desenvolvida com o princípio de drenar a água, o mais rápido possível para diminuir os problemas ocorridos porem isso não ocorre com as enchentes. Este ocorrido traz consigo lixo e produtos químicos de teorizando a qualidade da água.

As ações públicas no Brasil estão voltadas, somente para as medidas estruturais. As soluções encontradas por parte do governo e transferir a inundação para outro pontoa. Estas ações de visão local atuam sobre o efeito e não sobre as causas do aumento da vazão, que é o aumento das superfícies impermeáveis.

A tendência moderna na área de drenagem urbana, e a utilizado com este fim é o pavimento permeável, que é capaz de reduzir volumes de escoamento superficial e vazões de pico a níveis iguais ou até inferiores aos observados antes da urbanização, redução do impacto da qualidade da água e dos sedimentos.

Neste estudo é apresentada a instalação experimental e as simulações utilizadas com o objetivo de analisar a eficiência de pavimentos permeáveis na redução de escoamento superficial, em comparação com solo compactado e também com pavimentos impermeáveis e semi-permeáveis.

CONCRETO PERMEÁVEL

O concreto permeável em áreas urbanas visa reduzir a vazão drenada superficialmente, permitindo que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores, base e sub-base, até ser conduzida ao lençol melhorando a qualidade da água e desenvolvendo um projeto totalmente sustentável.

No trabalho avaliamos a eficiência do concreto permeável na redução do escoamento superficial, através de simulações, comparamos que o escoamento gerado em diversos tipos de pavimento e no solo compactado. Foram efetuados experimentos utilizando simulador de chuva em módulos de 1 m2, para quatro diferentes tipos de coberturas urbanas: (a) terreno existente; (b) superfícies semipermeáveis; (c) superfícies impermeáveis; (d) e superfícies permeáveis.

A análise comparativa entre os pavimentos permeáveis e os outros tipos de pavimentos permitiu avaliar a redução no escoamento superficial gerado e fornecer elementos para escolha desta solução em diferentes projetos de áreas urbanas, tais como via para pedestres, estacionamento, ciclovia, piso de quadras poliesportivas, áreas públicas e privadas.

CONCLUSÃO:

Nas simulações realizadas concreto impermeável praticamente toda chuva gera escoamento, em comparação com a simulação no solo compactado, mostrando a potencialidade de crescimento das cheias urbanas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com