TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pavimento

Dissertações: Trabalho Pavimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 3

1. PAVIMENTO

1.1 Definição

Segundo a NBR 7207⁄82 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT colhe-se a seguinte definição: “O pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada, econômica e simultaneamente, em seu conjunto, à:

A ) Resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego;

B ) Melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança;

C ) Resistir aos esforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento”.

Essa estrutura, construída sobre a camada final de terraplenagem (CFT) é constituída de várias camadas e vários materiais de diferentes características de resistência e deformabilidade. Esta estrutura assim constituída apresenta um elevado grau de complexidade no que se refere ao cálculo das tensões e deformações.

Quando o veículo se desloca com uma velocidade V, o pavimento rodoviário recebe uma carga Q do veículo, gerando tensões superficiais, vertical (o) de ação compressiva e horizontal (o) de natureza cisalhante, conforme ilustra.

1.3 Camadas Constituintes

Subleito: Camada irregular sobre o subleito. Corrige falhas da camada final de terraplenagem ou de um leito antigo de estrada de terra.

Reforço do Subleito: Quando existente, trata-se de uma camada de espessura constante sobre o subleito regularizado. Tipicamente um solo argiloso de qualidades superiores a do subleito.

Sub-base: Entre o subleito (ou camada de reforço deste) e a camada de base. Material deve ter boa capacidade de suporte. Previne o bombeamento do solo do subleito para a camada de base.

Base: Abaixo do revestimento, fornecendo suporte estrutural. Sua rigidez alivia as tensões no revestimento e distribui as tensões nas camadas inferiores.

Revestimento: camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos, que se destina, economicamente.

2. CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DOS PAVIMENTOS

2.1 PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

São aqueles em que todas as camadas constituintes sofrem deformação “elástica” significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. As camadas constituintes não trabalham à tração e, normalmente, são constituídos de revestimento asfáltico delgado sobre camadas puramente granulares. A capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas sobrepostas, onde as de melhor qualidade estão posicionadas mais próximas da carga aplicada.

O dimensionamento clássico do pavimento flexível é função da resistência à compressão (Índice de Suporte ⁄ CBR) do subleito e da carga do tráfego, também considerando as características geotécnicas dos materiais a serem empregados nas múltiplas camadas da estrutura projetada, em que na definição da espessura de cada camada considera-se o valor da sua capacidade de suporte (IS⁄CBR) e da carga atuante. Salienta-se que o material solo não resiste a esforços de tração.

2.1.1 Descrição das camadas de um pavimento flexível

 Regularização do subleito

– camada com espessura variável

– executada quando se faz necessária a preparação do subleito da estrada, para conformá-lo , transversal e longitudinalmente, com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com