TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanço Da Telefonia

Dissertações: Avanço Da Telefonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Gigantes disputam mercado de sistema para smartphones

Consultorias projetam que em 2015 o globo estará dividido entre usuários de Android, da Google, do Windows Phone, da Microsoft e o iOS, da Apple.

Renata RibeiroSão Paulo, SP

Tweet

Com a popularização dos celulares com acesso à internet, a escolha do sistema operacional passou a ser importante na hora de comprar um aparelho.

Pesquisas indicam que quem escolhe o iPhone, com o sistema iOS, paga mais caro por design, funcionalidade e porque pode estar 'cego' para as alternativas. “Eu acabei ficando apaixonado e acho que até fiquei meio escravo do iPhone”, diz o publicitário Ricardo Santos.

O gerente de contas, Newton Kajimoto, prefere o Android. “Ele é muito mais costumizável, você deixa ele com a cara que você quiser”.

O analista de sistemas, Fábio Koiti, que se deixou seduzir pela novidade, comprou a aposta daMicrosoft, o Windows Phone, há venda no Brasil há apenas seis meses. “É mais rápido e integrado”.

Escolha um lado. É uma guerra que as gigantes da tecnologia travam na busca por território e, com a promessa de ser o quarto maior mercado de banda larga móvel até 2015, o Brasil está posicionado bem no meio do fogo cruzado.

Até 2007 vivemos a pré-história dos smartphones. Eram 76,5 milhões de aparelhos com acesso a uma internet móvel ainda rudimentar. Mal serviam para e-mails, jogos e troca de mensagens. Na época, o Simbiam da Nokia dominava a Ásia, a Europa, o Oriente Médio, a África e metade da América Latina. Nos Estados Unidos dividiam o mercado o RIM do Blackberry e a Microsoft com o Windows Mobile.

Foi quando Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone. O celular ganhou outro significado. Com a tela sensível ao toque e a interface linda, o exército branco logo conquistou o globo. A começar pelo Japão, na Ásia, e Estados Unidos, na América do Norte.

Procuramos a Apple para conhecer os próximos passos dos herdeiros de Jobs e constatamos que a estratégia é não falar. O mistério ajuda a produzir esses objetos de desejo. “Ele cria um estilo, as pessoas são identificadas também por aquelas marcas que elas acabam adotando para suas vidas”, fala o professor da área de redes e computadores da Fiap, Almir Meira Alves.

A pioneira já tem concorrência à altura. Em 2008, a Google lançou o primeiro smartphone com o sistema Android e foi para o front de batalha. Um ano depois, os robozinhos verdes ganharam território nas Américas com a bandeira do sistema aberto e dos preços mais baixos e viraram o jogo no ano passado.

A cada dia são habilitados 850 mil celulares com o sistema aberto. Nascem mais Android do que seres humanos. Não é ficção científica. A empresa trabalha para que os robôs verdes dominem o planeta.

Da Califórnia onde vive, o gerente de produtos Android, o brasileiro Hugo Barra, explica.“Tem telefone, tem tablet para todos os gostos para todos os bolsos e de todas as cores também."

Não escolha ainda. A Microsoft, peça fora do tabuleiro, acaba de abrir uma nova alternativa e com uma vantagem: ter assistido os erros e acertos das concorrentes. Depois de observar, por meses, a experiência dos consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com