TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avionics Ventilation System

Artigos Científicos: Avionics Ventilation System. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO

PAULO – SÃO CARLOS

CURSO: TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES

DISCIPLINA:

Ar condicionado e Pressurização

Prof. José

“Avionics ventilation system”

Alunos:

Junho/2013

1 OBJETIVOS

Analisar o desempenho dos avionicos na aeronave, estudando o porquê da necessidade de sua climatização, tendo como base uma E.O de troca de selos de vedação. Mostrando técnicas de controle deste ambiente, falhas possíveis, identificação na cabine de controle.

2 INTRODUÇÃO TEÓRICA

AVIÔNICOS

Todo equipamento elétrico quando operado e sujeito a circulação de corrente elétrica tende a aquecer devido ao efeito Joule, sendo necessário portanto um sistema que refrigere e ventile este tipo de equipamento fazendo com que o mesmo opere em condições ideais pré estabelecidas pelo fabricante.

Na aviação geral principalmente de grande porte toda a parte relacionada a módulos de computadores, baterias e switches de sistemas elétricos estão alocadas na baia de aviônicos próximo ao nariz da aeronave, devido a grande quantidade deste tipo de equimento se faz necessário neste compartimento um sistema de ventilação "cooling" para estabilizar a temperatura.

O sistema aviônico de ventilação assegura uma adequada ventilação dos equipamentos elétricos e módulos de computadores referente ao piloto automático e aos demais sistemas da aeronave garantindo assim uma temperatura adequada de trabalho tanto em solo quanto em voo.

O ar é obtido a partir de diferentes fontes, dependendo do modelo da aeronave configuração e condições ambientais. O ar da ventilação é soprado para os equipamentos por um ventilador "fan" e extraído por um ventilador de extração, fazendo com que exista uma corrente de ar circulando por entre os equipamentos e computadores da baia de aviônicos.

3 Funcionamento do Sistema

Ventilação dos aviônicos é fornecida principalmente por dois ventiladores, um agindo como um ventilador, o outro como um extrator.

O sistema é automaticamente controlado pelo Avionics Equipment Ventilation Computer (AEVC) é ele que irá alterar a configuração do sistema dependendo se a aeronave está no solo ou em voo e a que temperatura está a fuselagem da aeronave.

Figura 1- Sistema de refrigeração da baia de avionicos

Tal circuito possui certos componentes, que são necessários para a ventilação da baia de avionicos. Os componentes com suas determinadas funções são:

Fans

Dois ventiladores elétricos que operam continuamente enquanto o sistema elétrico da aeronave estiver ligado. Eles fazem o ar circular ao redor dos equipamentos de aviônica, ajudando na refrigeração, evitando que o ar em alta temperatura que sai dos componentes eletrônicos fiquem nos mesmos.

Skin air inlet e extract valves

Estas válvulas admitem ar a partir do lado de fora da aeronave e evacuar o ar quente de dentro da aeronave. É responsável por renovar o ar de dentro da baia de aviônicos, garantindo que o ar externo em temperatura mais baixa predomine dentro do compartimento de avionicos.

Skin Exchange Inlet e Outlet ByPass valves

Estas válvulas permitem que o ar circule entre a baía de aviônicos e o espaço sob o piso do compartimento de carga. Garantindo uma pressão igual entre os compartimentos, garantindo que não haja pressão sobre a parede de separação entre os compartimentos.

Air conditioning inlet valve

Esta válvula se abre para permitir que o ar do circuito de ar condicionado entre para a baía de aviônicos, garantindo ar fresco para a baia de avionicos, porque não é confiável o ar a temperatura externa no caso da aeronave estar no solo.

Skin Exchange isolation valve

Esta válvula conecta ou isola o trocador de calor da fuselagem. Servindo como a forma de refrigerar mais fácil dentro do compartimento de avionicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com