TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço estrutural em engenharia

Por:   •  6/1/2017  •  Ensaio  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Os primeiros contatos do homem com o metal ferro foram a partir do ferro meteorítico; em torno de um terço dos meteoritos que atingem a superfície da Terra é o ferro, com teores variáveis de níquel. Desde tempos remotos o homem os utilizava na fabricação de ferramentas, adornos e armas. Em diversas línguas a palavra que designa o metal ferro tem significado equivalente a “metal que veio do céu”.

A produção de ferro se aprimorou ao longo de milhares de anos, durante séculos ninguém podia aquecer grandes quantidades de ferro a 1600 C e isso tornava a produção menos confiável, com a utilização do alto forno foi possível criar ferro gusa. Aquecendo o minério de ferro, com adição de matérias primas como: sínter, pelotas, fundentes e coque, pelo menos a 1600 C ele passa do estado sólido para o líquido. O ferro gusa passará por um convertedor que injetará oxigênio através de uma lança, com o objetivo de reduzir o carbono, essa transformação força os átomos de carbono a se separarem dos átomos de ferro formando uma liga metálica ferro-carbono denominada aço, podendo conter entre 0,002% a 2,11% de peso em carbono.

O aço carbono é um divisor de águas do mundo moderno com grande impacto em nossas vidas e na nossa cultura, com a produção mundial de mais 1 bilhão de toneladas por ano, o aço é versátil, durável e flexível, utilizado em quase tudo em nossa volta. Nos transportes, habitação, comunicação, recreação, produção de alimentos, industrias navais e petrolífera.

PRECISO FALAR SOBRE PONTOS FRACOS DO AÇO E CONECTAR AO AÇO INOX

Com a larga escala de crescimentos de equipamentos e máquinas sendo o aço inoxidável o material mais utilizado principalmente por suas características especificas e pelas suas propriedades mecânicas e resistência a corrosão e em consonância a com a prevenção de danos e acidentes, surgiu a necessidade de técnicas de inspeção de ensaios não destrutivos (ENDs) convencionais ou avançados (visual, líquido penetrante, partícula magnética, ultrassom, radiografia industrial, correntes parasitas, boroscopia industrial, termografia, ultrassom phased array e tofd, emissão acústica, ondas guiadas, etc.),   tem grande importância no cenário industrial, com a  finalidade de detectar descontinuidades ou defeitos evitando danos nos equipamentos soldados, gerando uma maior confiabilidade.

O ultrassom convencional nas inspeções das junta soldadas do aço inoxidável austenítico, não e muito utilizados nas industrias em função das limitações práticas. Vários fatores físicos impede sua utilização nos ensaios muitas vezes recorrendo a radiografia industrial.

Métodos avançados de inspeções como por exemplo Phased Array tem se mostrado a melhor opção pelo seu auto poder de detecção e confiabilidade, principalmente em aços inoxidável austenítico,

O aço inoxidável

Com a utilização crescentes nas industrias os aços inoxidável vem sendo muito utilizado principalmente por suas características especificas e pelas suas propriedades mecânicas e resistência a corrosão, podendo trabalhar em altas temperatura e temperaturas criogênicas.

Ensaios não Destrutivos convencionais

Após a soldagem são executados os ensaios não destrutivos (END) com a finalidade de avaliar a integridade da junta soldada, garantindo a

Com a demanda de se trabalhar em altas temperaturas e meios extremamente corrosivo, o aço carbono se tornou incapaz de atender as necessidades de máquinas equipamentos, adicionando cromo e outros elementos de ligas ao aço carbono criou-se uma liga chamada de aço inoxidável que era capaz de trabalhar em altas temperaturas e temperaturas criogênicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com