TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS

Casos: BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

SGBDOO.

• Tipos abstratos de dados (Classes): É definido como um conjunto de objetos que compartilham a mesma estrutura e o mesmo comportamento (operações). Sendo que um objeto é uma instância de uma classe, ou seja, suas características são definidas na classe a qual foi instanciado (GONÇALVES, 2008).

• Encapsulamento: Essa definição se refere à independência dos dados de um objeto em relação a outros objetos, isto é, nenhum método de um objeto pode obter ou alterar diretamente os dados de outro. Desse modo, o objetivo do encapsulamento é de ocultar detalhes da implementação dos métodos e da estrutura dos atributos (SETZER, 2005).

• Identificador de objeto: Os objetos possuem identificadores únicos que são independentes de seus valores de atributos.

• Polimorfismo ou Sobrecarga de Operador: No conceito de orientação a objetos, dentro de uma classe, operações podem ser sobrecarregadas para serem aplicadas a diferentes tipos de objetos com diferentes implementações (NAVATHE, 2005).

Para Setzer (2005. p. 277):

Uma classe da OO contém um conjunto de dados, denominados de variáveis de classes ou atributos, e um conjunto de procedimentos, denominados de métodos, formando um todo. Os dados de uma classe são globais a todos os métodos da mesma, isto é, estão disponíveis em todos estes. Os dados de uma classe só podem ser alterados pelos métodos da classe (e de subclasses, no mecanismo de herança).

Restrições de Integridade. A maior parte das restrições de integridade existentes nos bancos de dados tradicionais se aplica também aos SGBDOO. No entanto, devido às construções e ao poder de modelagem do modelo de dados orientado a objetos, algumas restrições deixam de ser relevantes, outros adquirem formas diferentes, logo os BDOO acrescentaram outros tipos de restrições e especificações de integridade (ARBEGAUS, 2003). Para tal, as restrições de integridade são classificadas como Restrições de Integridade de Chave, Restrições de Integridade Referencial, Restrição Existencial, Restrição NOT NULL, Restrições de Pré-Condições e Pós-Condições de Métodos e Restrições de Cobertura.

Restrições de integridade de chave. Nos Bancos de Dados Relacionais é frequente a especificação de chaves para as relações, com o objetivo de identificar exclusivamente as tuplas de uma relação tanto em nível físico quanto em nível lógico, com o intuito de otimizar os processos de consulta. No entanto, nos BDOO é função do OID (object ID) identificar exclusivamente em nível físico as instâncias de uma classe e, para identificação em nível lógico; os BDOO permitem que sejam definidas chaves para uma determinada classe. Nos BDOO as chaves também otimizam os processos de consulta.

Restrições de integridade referencial. Os objetos de um banco de dados normalmente estão relacionados com outros objetos no banco de dados. Da existência das relações vem à necessidade da integridade referencial, que tem por objetivo assegurar que objetos não contenham relacionamentos com objetos que não existam mais no banco de dados. As especificações de restrição de integridade referencial garantem que não haja referências “pendentes” para objetos de uma classe.

Referente ao conceito desta restrição, o que distingue o modelo relacional do modelo OO é que, no modelo relacional, o mecanismo mais utilizado para referenciar objetos entre si é o da chave estrangeira, que relacionam os objetos pelos valores de seus atributos. Logo, nos SGBDOO que permitem o conceito de OID do objeto, não há necessidade de restrições de integridade do tipo “chave estrangeira”, visto que o OID permite referenciar objetos diretamente.

Restrição de integridade existencial. As restrições existenciais suportam somente sistemas que executam o conceito de OID, a mesma tem a finalidade de assegurar que um objeto compartilhado referencialmente possui um domínio “ativo” (um grupo específico de objetos que no momento existem em função de determinada condição) no qual ele deve existir. Por exemplo: se numa locadora de livros possui um sistema de folha de pagamento multi-empresa e no cadastro de empresas do sistema existe um campo denominado “Telefone”, logo, consiste numa restrição existencial certificar, que todo o telefone informado no campo “Telefone Comercial” do cadastro de funcionários é um telefone existente no domínio ativo do cadastro de empresas (telefones cadastrados nas empresas).

Restrição not null. Para um SGBDOO suportar restrições NOT NULL, ele será obrigado a suportar valores NULL. Um valor referente à NULL define que este valor não existe ou está indisponível. Quando uma restrição NOT NULL é definida para um atributo, a faixa de valores que esse atributo pode receber corresponde à faixa especifica para o tipo definido para o atributo. Portanto, os valores NOT NULL não são aceitos, como um valor válido, porque são permitidos apenas valores correspondentes à faixa de valores determinados para o atributo.

Restrições de pré-condições e pós-condições de métodos. As restrições de pré-condições permitem a definição de certas restrições nas variáveis de instância que devem ser satisfeitas, para que um determinado método possa ser executado. Já as restrições de pós-condições permitem a definição de outras restrições que devem ser cumpridas depois da execução do método.

Restrições de cobertura. As restrições de cobertura determinam que uma superclasse não possa possuir instâncias que não sejam elementos de determinado grupo de suas subclasses. Uma maneira de obter tal restrição consiste em definir a superclasse como sendo classe abstrata. Desta forma não seria possível criar uma instância da superclasse, somente de suas subclasses. Porém, podem existir situações onde seja necessário instanciar uma superclasse, mas mesmo assim manter a restrição de cobertura, sendo que o sistema iria levantar uma exceção somente se esta instância criada fosse salva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com