TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS - V3 - 07 05 2014

Trabalho Universitário: BANCO DE DADOS - V3 - 07 05 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

Banco de Dados ou Base de Dados é um conjunto de informações, estruturadas de forma a organizá-la para facilitar operações como inserção, busca e remoção sobre estes dados. Estas informações são geralmente manipuladas por um software que gerencia sua estrutura e operações que possam ser realizadas. Modelo de dados é a classificação de como os dados são vistos pelo usuário. Entre os diversos modelos existentes podemos apontar o Modelo Hierárquico, Modelo em Redes e Modelo Relacional.

SUMÁRIO

MEMORIAL: FÁBIO JUNIOR MARTINS DA ROCHA 6

RESUMO 8

INTRODUÇÃO 9

BANCO DE DADOS 11

SGBD.........................................................................................................................11

PRINCIPAIS SGBDs..................................................................................................11

IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DADOS..................................................................12

TIPOS DE BANCO DE DADOS................................................................................13

APLICAÇÕES DE BANCO DE DADOS....................................................................16

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BANCO DE DADOS..................................19

CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

GLOSSÁRIO..............................................................................................................24

Introdução

Os Banco de Dados (BD) e os sistemas de BD se tornaram parte essencial no cotidiano da sociedade moderna. No decorrer do dia, a maioria de nós se depara com atividades que envolvem alguma interação com os bancos de dados. Por exemplo, o acesso a sua conta bancária.

Antes de começar a ver os conceitos de banco de dados, primeiramente temos que ter conhecimento de como o armazenamento de dados era feito antigamente. E esse armazenamento era feito em com o auxílio de arquivos, como texto, e acessado pelas próprias aplicações. Por esse motivo, era comum algum erro acontecerem, como: Redundância e Inconsistência; Dificuldade de acessar os dados; Isolamento de dados (interferência de dados); Integridade; Problemas de atomicidade (transações concluídas com sucesso ou desfeitas completamente); Anomalias de acesso concorrente; Segurança.

Vamos analisar cada um desses erros, para entender melhor os conceitos mais usados em banco de dados. Para isso, devemos imaginar um caso de uso, o exemplo mais utilizado é o de um sistema de banco. O problema de redundância pode ocorrer quando os dados de um cliente, como telefone ou endereço, são duplicados em arquivos que descrevem conta poupança e conta corrente. E isso implica como problema um custo alto de armazenamento. A questão da inconsistência pode acontecer quando várias cópias podem não mais concordar, pois o endereço de um cliente pode estar atualizado na conta poupança e não na conta corrente.

O Banco de Dados

Os Bancos de Dados nasceram da necessidade de armazenar informações na qual possam ser recuperadas de forma rápida e ágio.

O Banco de Dados é projetado, construído e composto por um conjunto de dados para um propósito específico. Existe um grupo de usuários ou algumas aplicações pré-concebidas onde estes dados serão utilizados.

Um Banco de Dados representa aspectos de uma parte restrita do mundo real, denominado de mini mundo. Alterações que ocorra no mini mundo são refletidas no Banco de Dados.

SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (conhecido como SGBD) consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e em um conjunto de programas para acessá-los. Um conjunto de dados, normalmente referenciado como banco de dados, contém informações sobre uma empresa particular, por exemplo. O principal objetivo de um SGBD é prover um ambiente que seja adequado e eficiente para recuperar e armazenar informações de banco de dados.

Simplificando, um SGBD é uma coleção de programas que permite ao usuário definir, construir e manipular Bancos de Dados para as mais diversas aplicações.

Os quatro componentes principais de um sistema de banco de dados estão representados abaixo.

Principais SGBDs

No mercado há diversos SGBDs, deste dos programas pago a gratuitos, onde cada um tem a sua característica específica, vantagens e desvantagens.

Os principais SGBD no mercado são:

MySQL;

Oracle;

IBMDB2;

SQL-Server;

Phpmyadmin;

PostgreSQL;

MicrosoftAccess;

Sybase;

Firebird;

HSQLDB.

Importância do Banco de Dados

O Banco de Dados tem tanta importância dos dias atuais que sem banco de dados provavelmente não haveria informática, pois tudo hoje em dia que envolve algo informatizado está contida num banco de dados, por exemplo, se desejamos um extrato bancário, sem um banco de dados poderia até conseguir um extrato, porém a sua grande demorar iria viabilizar a sua disponibilidade, portanto vemos que banco de dados está contido em nossas vidas sem ao menos percebermos, ao fazermos matrícula num curso, ao fazer cadastro na compra de um produto numa loja de varejo, ao criar sua conta de e-mail, e assim por diante.

Temos inúmeros exemplos que utilizam banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com